Fórmula 1

Fórmula 1: Audiências televisivas desceram em 2013

f1 camaraf1 camara 600As audiências televisivas da Fórmula 1 desceram no ano passado, segundo um relatório de media global emitido pela Formula One Managment, a empresa que gere os destinos da disciplina máxima do automobilismo.

Bernie Ecclestone encontra duas justificações para este resultado. Um é o domínio exercido por Sebastian Vettel na segunda metade da temporada – o alemão da Red Bull venceu todas as nove corridas na rota para o seu quarto título mundial.

Outro motivo apontado pelo ‘patrão’ da Fórmula 1 é a mudança de estações com os direitos televisivos na China e em França. Em território chinês a decisão de mudar da estatal CCTV para uma rede de 13 parceiros regionais reduziu a audiência em quase 30 milhões, enquanto que em território francês a mudança da TF1 para a codificada Canal + levou a quedas de audiência superiores a 15 milhões de espetadores.

“Ao ser menos competitivo, o campeonato, decidido antes das corridas dos Estados Unidos e do Brasil, que normalmente trazem um número substancial de público, teve um impacto previsível em alcance”, admitiu Ecclestone.

“O efeito geral foi exagerado, mais ainda quando tem em consideração que o campeonato de 2013 foi mais curto do que o do ano anterior”, acrescentou o ‘patrão’ da F1.

Apesar da queda Bernie Ecclestone está convencido que a tendência será revertida este ano, apesar da sua aversão aos novos motores V6 Turbo, pois na sua ótica irá ser mais imprevisível e entusiasmante.

Em destaque

Subir