Tecnologia

Foi descoberto outro planeta ‘gémeo’ da Terra numa miniatura do nosso sistema solar

gliese 832cO ‘Gliese 832 c’ é “potencialmente habitável”, tem uma massa muito maior do que a Terra (cinco vezes superior), localizando-se a 16 anos-luz. Está entre os três planetas considerados muito parecidos com o Planeta Azul e integrado num sistema solar menor do que o nosso.

O terceiro ‘irmão gémeo’ da Terra localiza-se a cerca de 16 anos-luz da Terra, segundo esclarecem astrónomos da Universidade de New South Wales, na Austrália, que tornaram pública esta descoberta.

O ‘Gliese 832 c’ é “potencialmente habitável” e tem uma órbita que dura 36 dias. A sua massa é muito superior à da Terra – cinco vezes maior – e as temperaturas também são muito semelhantes.

“Dada a grande massa do planeta, é provável que ele possua uma atmosfera massiva, que pode fazer do planeta inabitável. Uma atmosfera mais densa manteria o calor preso e faria com que ele fosse demasiadamente quente”, realça Chris Tinney, astrónomo australiano da New South Wales.

“Com um planeta exterior gigante e um interior potencialmente rochoso, este sistema planetário é uma espécie de miniatura do nosso sistema solar”, acrescenta.

Os especialistas determinam as semelhanças com a Terra de acordo com o Índice de Semelhança com a Terra (ESI).

O ‘Gliese 832 c’ tem um ESI de 0,81 e ficou apenas atrás do ‘Gliese 667C c’, que tem um ESI 0,84) e do ‘Kleper-62’ (com ESI 0,83).

No entanto, este novo irmão gémeo localiza-se muito mais perto da Terra (a 23 anos-luz). E por isso se torna ainda mais interessante.

Em segundo lugar está o Kepler-62, que é muito semelhante ao Gliese 667C c’. No entanto, fica muito mais longe: a 1200 anos-luz do Planeta Azul.

Com a nova descoberta, os cientistas parecem ter encontrado o terceiro irmão gémeo da Terra.

Em destaque

Subir