Mundo

Corrupção: Ex- Presidente Sarkozy enfrenta interrogatório em França

sarkozyUm antigo Presidente da República francês foi detido para interrogatório. Nicolas Sarkozy estará a ser interrogado sobre o financiamento da campanha eleitoral. A detenção surge um dia depois do advogado do antigo chefe de Estado também ter sido detido, no âmbito de outro processo.

‘Quelle surprise’!  O antigo Presidente da República de França Nicolas Sarkozy foi hoje detido para interrogatório, no âmbito de uma investigação sobre o financiamento da campanha eleitoral.

É a primeira vez que um antigo chefe de Estado francês está sob custódia policial: Jacques Chirac foi condenado em 2011, a uma pena de prisão suspensa, mas nunca esteve detido pelas autoridades.

De acordo com a France Press, Sarkozy, de 59 anos, estará hoje a ser interrogado, em Nanterre (localidade perto de Paris), por investigadores anticorrupção.

Em causa está o financiamento da campanha eleitoral de 2012, onde o ex-Presidente perdeu para o atual, François Hollande.

Ao todo, Sarkozy estará, alegadamente, envolvido num total de seis investigações judiciais, na maioria alusivas a irregularidades na campanha de 2012.

Os investigadores querem apurar se o antigo chefe de Estado da França tentou obter acesso, de forma ilícita, a informação sobre uma outra investigação judicial em curso, também visando o financiamento de campanha de 2012.

A esta detenção há que somar as de ontem, quando as autoridades detiveram o advogado de Sarkozy, Thierry Herzog, e dois magistrados. O trio estará a ser interrogado sobre alegados tráfico de influência e violação do segredo de justiça.

De acordo com a France Press, as autoridades acreditam que o ex-Presidente terá, com o apoio do advogado, tentado obter informação junto de um dos magistrados encarregados do processo, que como contrapartida iria ser nomeado para um cargo de prestígio no Mónaco.

Há ainda a suspeita de que o ex-Presidente tenha sido alertado para o facto de ter o telefone sob escuta, devido à investigação sobre o alegado financiamento do então líder líbio Muammar Khadafi para a campanha eleitoral de 2007.

Segundo o Le Monde, Sarkozy terá montado uma rede de “informadores” para estar a par dos desenvolvimentos na investigação.

Nicolas Sarkozy, Presidente da França entre 2007 e 2012, poderá ficar detido durante um total de 48 horas.

Em destaque

Subir