Nas Notícias

Fogo em Monchique combatido por 113 homens e seis meios aéreos

Um incêndio deflagrou hoje numa zona rural de Monchique, no Algarve, e está a ser combatido por 113 homens e seis meios aéreos, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

O alerta foi recebido pelas equipas de socorro às 16:47 a dar conta de um incêndio na zona de Portela das Eiras, no concelho de Monchique, distrito de Faro, que às 18:25 estava com uma frente ativa e a ser combatido por 113 operacionais, com 37 veículos e seis meios aéreos, quantificou à Lusa a fonte do CDOS de Faro.

A mesma fonte frisou que, apesar das temperaturas muito elevadas que se fazem sentir hoje em Portugal, o vento não é demasiado forte e “o combate decorre favoravelmente”, estando “os meios de combate posicionados” para que o fogo “possa ser dominado o mais rapidamente possível”.

O fogo não está a colocar em risco pessoas ou bens, acrescentou.

Monchique é um dos 32 concelhos do Algarve, Alentejo e do interior Norte e Centro do país que estão hoje em risco máximo de incêndio, numa altura em que uma onda de calor atinge o território nacional.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão em risco muito elevado de incêndio quase uma centena de outros municípios dos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Aveiro, Porto, Coimbra, Viseu, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Portalegre, Beja e Faro.

Em risco elevado de incêndio estão ainda outros quase 90 concelhos, nos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”.

Em destaque

Subir