Cultura

FITCM: Retratos de uma funerária em tempos de… crise

Depois da mortandade de ontem com os Yllana, hoje o XX Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia (FITCM) presta atenção a uma… agência funerária. São os retratos de tempos em que há lágrimas, num certame para rir e pensar.

O drama da família Barata, que gere uma agência funerária em tempos de crise, é o mote da peça principal de hoje do FITCM, às 21h30.

Em ‘Retratos’, a 43.ª criação do Teatro Extremo, o público vai poder espreitar uma reunião familiar “para encontrar soluções” e onde se vai “invocar os antepassados”, de acordo com a sinopse.

Pelo Fórum da Maia vão assim passar Bocage, Camões, Fernando Pessoa, a Marquesa de Alorna, Guerra Junqueiro, Antero de Quental e Eça de Queirós, que nos vão recordar “outras visões de tempos difíceis no nosso país”.

“Uma comédia musical que propõe divertir e surpreender a assistência”, a partir das 21h30, no grande auditório.

Antes, pelas 21h00, chega o Umbigo Teatro, que transforma o exterior do Fórum no ‘Beco das Lágrimas – Mercadores de Histórias’.

A peça “traz ao palco dois irmãos mercadores, os quais gostam de contar histórias por vezes mal contadas”.

“Desta feita, chegam com a história de uma criança atingida por um raio num beco, ficando amaldiçoada. Com o passar dos anos, esse miúdo transforma-se num bruxo que tem como missão roubar os sorrisos do mundo e transformá-los em lágrimas. Mas será que o bruxo vai concretizar o seu objetivo?”

Em destaque

Subir