Cultura

Yllana confirmados no 21.º Festival de Teatro Cómico da Maia

O regresso dos espanhóis Yllana centra as atenções da 21.ª edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia (FITCM), que vai decorrer entre 30 de setembro e 9 de outubro.

A companhia madrilena tem sido uma presença habitual no certame e vai apresentar, na noite de 4 de setembro, ‘Chefs’, uma paródia ao “fascinante mundo da gastronomia”.

Nesta 21.ª edição do FITCM, o Fórum da Maia vai acolher 34 espetáculos, interpretados por 21 companhias, oito portuguesas (Boca de Cão, Teatro Art´Imagem, Resto de Nada, Teatro Carnide, Dogma/12, Cão à Chuva/Rui Paixão, Maria Simões e Peripécia Teatro) e as restante 13 estrangeiras.

Para além de Espanha, presente com artistas de quatro regiões (Galiza, Catalunha, Andaluzia e Madrid), vão marcar presença no FITCM companhias oriundas de França, Itália, Alemanha, Inglaterra, Brasil, Cabo Verde e Nova Zelândia.

A programação engloba espetáculos de várias linguagens teatrais, desde o teatro de texto, com abordagens contemporâneas, protagonizados por companhias portuguesas, brasileiras, galegas e espanholas que apresentam autores como Karl Valentin, Marius Von Mayenburg, David Yves e Castro Guedes, até teatro visual e físico, sem palavras, clowns e novo circo, marionetas e objetos e teatro de rua, músico-teatro, cabaré e multidisciplinares.

Na tarde de 1 de outubro, o Art’Imagem, companhia responsável pela direção artística do FITCM, apresenta a mais recente produção, ‘Mira! Mira! Miró, Mirando!’.

Em destaque

Subir