Tecnologia

Fim do Calendário Maya: Google dedica Doodle à efeméride

doodle calendario mayaO fim de um ciclo do Calendário Maya merece um doodle da Google, no Brasil, no dia 21 de dezembro, considerado o dia do fim do mundo. Em Portugal, motor de busca não faz alusão à efeméride.

O Fim de ciclo do Calendário Maya, hoje, a 21 de dezembro, merece uma homenagem ao estilo da Google, com um doodle que retrata precisamente o calendário dos Maias. No Brasil, o motor de busca faz uma alusão ao dia em que termina o ciclo do Calendário Maya, dando início a um outro.

Este fim de ciclo do calendário suscitou o mito de que o mundo terminaria hoje. Erros de interpretação que os cientistas tentaram esclarecer levaram a que se criasse a ideia de que o mundo termina nesta sexta-feira.

Acontece que nem sequer os maias acreditavam que o fim do mundo coincidiria com o fim de ciclo do seu calendário. Pelo contrário, há registos que provam que, segundo os maias, o mundo tem amanhã.

A Google não dá relevância ao mito do fim do mundo, preferindo destacar um facto realmente histórico: o fim do Calendário Maya, que ocorre hoje. Esse mito nasceu no início de um ciclo do calendário da civilização pré-colombiana. Precisamente hoje, termina um ciclo maia que começou há 5125 anos. E com o fim desse ciclo dá-se início a um outro.

Erick Velásquez, historiador mexicano, realça que o calendário maia não é finito. Pelo contrário. O dia 21 de dezembro “não é o fim do calendário maia, que é um calendário infinito, mas o início de um novo ciclo”. Um doodle, na homepage da Google do Brasil, da realce a esse facto. Veja aqui o doodle na homepage do Google Brasil.

Em destaque

Subir