Mundo

Filhos de mães que trabalham fora são mais responsáveis e têm melhores salários

Foto: Hype Science

Foto: Hype Science

Se o facto de ser mãe e o mesmo a preocupar por não poder estar mais perto dos seus filhos, saiba que isso pode trazer mais benefícios do que aquilo que imagina.

Segundo uma pesquisa da Harvard Business School, filhos com mães trabalhadores são mais responsáveis, ajudam nas tarefas de casa e podem ter salários mais elevados.

O estudo da Harvard Business School, levado a cabo por Kathleen L. McGinn, mostra que as filhas de mães que trabalham têm mias hipóteses de conseguir emprego por mérito próprio, alcançar cargos mais altos e de maior responsabilidade, podendo usufruir de maiores salários.

Também os rapazes de mães trabalhadoras têm bons indicadores de responsabilidade. Segundo o estudo, rapazes de mães que trabalham ajudam mais nas tarefas domésticas, quando comparados com rapazes de mães que não trabalham.

“Há poucas coisas que sabemos ter um efeito tão claro sobre a desigualdade de gêneros como ser criado por uma mãe que trabalha”, disse McGinn.

Para ampliar o campo desta pesquisa e obter conclusões mais generalizadas, os investigadores utilizaram dados coletados pelo International Social Survey Programme – consórcio global de organizações que conduzem pesquisas no campo das ciências sociais – entre 2002 e 2012, também chamado de “Family and Changing Gender Roles”.

“Não importa para nós se ela trabalhou durante alguns meses ou 60 horas por semana durante toda a sua infância. Nós não estávamos interessados ​​em saber se a sua mãe era uma intensa profissional, mas sim, se você tinha um modelo que lhe mostrou que as mulheres trabalham tanto dentro quanto fora de casa. Nós queríamos ver como as crianças lidavam com isso”, disse McGinn, a coordenadora desta pesquisa.

A conclusão deste estudo mostra, como o facto de uma mãe trabalhar fora pode influenciar vários aspetos da vida dos filhos, tornando-os mais responsáveis e, em consequência, poder proporcionar – profissionalmente – cargos de maior responsabilidade e com melhor remuneração.

Em destaque

Subir