Mundo

Fibra ótica aquática liga Brasil à Europa, de Fortaleza a Lisboa

durao barroso2durao bruxelasSegundo o presidente da Comissão Europeia (CE), Durão Barroso, a fibra ótica vai ligar a América Latina à Europa. O projeto foi tornado público nesta segunda-feira, em Bruxelas, numa cimeira sobre parcerias entre a União Europeia e o Brasil. Ao lado da presidente brasileira, Dilma Rousseff, Durão Barroso destacou que a ligação entre os continentes será feita por cabo subaquático, a partir de Fortaleza (Brasil) até Lisboa.

A Comissão Europeia vai apoiar um projeto que tem como objetivo a ligação, por cabo de fibra ótica, entre a América Latina e a Europa, com Fortaleza e Lisboa a serem os pontos de partida e chegada de uma rede que se vai disseminar pelos dois continentes.

“Hoje, concordámos na importância da construção de um cabo de fibra ótica, que ligará a América Latina à Europa, com pontos de entrada e chegada em Fortaleza e Lisboa”, salientou Durão Barroso, em declarações reproduzidas pela agência Lusa.

O presidente da CE deu conta de um projeto que “vai contribuir para aumentar a competitividade, reduzir custos das ligações e dar um novo impulso ao crescimento da economia digital”.

Durão Barroso participou numa cimeira que abordava as parcerias entre a União Europeia e o Brasil, em Bruxelas, e ao lado da presidente brasileira, Dilma Rousseff, destacou a importância deste novo veículo de união entre a América Latina e o Velho Continente.

Rousseff, por seu turno, considerou que esta ligação por cabo de fibra ótica subaquática “é estratégica para o Brasil”, país que vai fazer “todos os esforços” no sentido de contribuir para “relações sustentáveis e seguras entre os países”.

Em destaque

Subir