Motores

F1H2O já acelerou nas águas de Portimão

As margens do Rio Arade encheram-se hoje de público para a assistir ao primeiro dia do 18º Grande Prémio de Portugal, ronda lusa do Campeonato do Mundo UIM F1H2O.

Num traçado com 1.937 metros as embarcações evoluíram no plano de água que ‘banha’ a cidade de Portimão, onde o atual campeão do Mundo, Shaun Torrente, inicia a defesa do título conquistado na época passada, depois da jornada de abertura da presente temporada, que devia ter lugar em Dammam, na Arábita, mas que foi cancelada devido a más condições climatéricas.

Foto: UIM

No Algarve a ‘caravana’ da F1H2O só veio encontrar bom tempo, com Torrente a iniciar o fim de semana com o ‘pé direiro’, ao garantir a ‘pole position’ para a corrida de amanhã, numa sessão de treinos cronometrados onde os dois pilotos do Team Abu Dhabi dominaram, sobretudo na hora da verdade.

A qualificação, a exemplo do que acontece na Fórmula 1 com quatro rodas, é dividida em três partes. Os 19 pilotos do campeonato competiram pelas 12 melhores posições, durante os 20 minutos do Q1. Depois, batalharam durante quinze minutos no Q2 pelos seus melhores lugares, que davam acesso ao Q3, onde se discutiu a ‘pole’.

Shaun Torrente foi segundo no Q1, a um centésimo do melhor tempo, apenas 3º no Q2 mas, quando foi preciso, puxou dos galões de campeão e foi melhor no Q3, garantindo a supremacia com um tempo de 0:42.58 segs, sendo mais rápido apenas oito centésimos do que o seu colega Thani Al Qemzi.

Foto: João Logo/FPM

O português Duarte Benavente não teve uma sessão fácil, ao não conseguir melhor do que o 13º lugar da grelha. O piloto do F1 Atlantic Team considera que a sessão “foi muito difícil, onde todos rodaram muito perto em termos de tempos e onde fomos condicionados por um problema eléctrico, que nos tirou a possibilidade de rodar mais rápido”.

Para a corrida de amanhã, o vice-campeão da Europa promete “entrar para lutar pelos lugares cimeiros. Se a água estiver como hoje, vais ser uma corrida muito dura, onde qualquer deslize será fatal. Vamos tentar aproveitar os erros alheios e não cometer nenhum”.

A hora de todas as decisões está marcada para as três e meia da tarde de domingo. A corrida será transmitida em direto, pela RTP2.

Em destaque

Subir