Nas Notícias

Fernando Tordo confessa a Jô Soares que recusa viver no Portugal atual

fernando tordo jo soaresprograma jo soares tordoEm entrevista a Jô Soares, Fernando Tordo, que quer viver no Brasil, para onde emigrou, revelou que se recusa a viver em Portugal. “Quero viver no Brasil, se me deixarem”, afirmou o músico de 66 anos, no programa, ao lado de Fafá de Belém.

O cantor português Fernando Tordo, que emigrou para o Brasil, afirmou no programa de Jô Soares que se recusa a viver em Portugal. “O meu país está numa crise profunda e tem um Governo muito mau. Como cidadão português e como pessoa que ama a sua terra, eu recuso-me a viver em Portugal nesta situação”, disse o músico e compositor.

Recorde-se que Fernando Tordo emigrou há cerca de dois meses, residindo atualmente no Recife, justificando esta saída de Portugal com o facto de ter poucas oportunidades de trabalho. E fê-lo desencantado com o país.

“Vir para o Brasil é um desafio grande. Nós partilhamos um gigante, que é a nossa língua. Ao fim de 50 anos como compositor, gostava que esta nossa linguagem fosse realmente comum”, concluiu Tordo.

Aquando da sua saída de Portugal, Tordo teceu afirmações semelhantes. “O país está irrespirável para uma pessoa que faz aquilo que eu faço, que é música. Tenho de organizar a minha vida em termos de venda de espectáculos e isso não existe. Não havendo trabalho, não tenho estímulo nenhum para funcionar”, disse.

E acrescentou uma questão que considera importante: “As autarquias, que são o grande empregador dos artistas em Portugal, não têm dinheiro, ou pelo menos é o que dizem. Portanto, não há trabalho e não havendo trabalho e não sendo um artista da crista da onda, qual é o problema sair de Portugal?”

O adeus de Fernando Tordo ao seu país levou o filho, o escritor João Tordo, a partilhar no seu blogue uma carta, onde abre o coração, com uma crítica aos políticos, de forma sincera e desinteressada.

João Tordo conta que o pai “partiu com uma mala às costas e uma guitarra na mão”, por estar “cansado deste país onde, mais cedo do que tarde, aqueles que o mandam para Cuba, a Coreia do Norte ou limpar WC e cozinhas encontrarão, finalmente, a terra prometida: um lugar onde nada restará senão os reality shows da televisão, as telenovelas e a vergonha”.

Fernando Tordo, segundo o filho, parte porque faz parte do grupo de pessoas que se recusa a ser governado “por gente que fez tudo para dar cabo deste país”.

A emigração de Tordo – que de acordo com o filho aufere uma reforma de 250 euros – não deixa de ser simbólica, por representar a despedida de um idoso para longe do seu país.

Em destaque

Subir