Ralis

Craig Breen lidera nos Açores e Ricardo Moura é o melhor português

CraigBreenAcores114CraigBreenAcores114 600Craig Breen terminou o primeiro dia do Sata Rali Açores na liderança, embora com apenas escassas nove décimas de vantagem sobre Kajetan Kajetanowicz, o polaco que venceu duas das três classificativas que compunham a tirada.

Ricardo Moura, na quarta posição, é o melhor português no final deste primeiro dia de prova, que se está a disputar na ilha de São Miguel e que pontua para os campeonatos europeu e nacional de ralis.

O piloto açoriano, que se estreia aos comandos de um novo Ford Fiesta R5, deu muito boa conta de si, mantendo-se na luta pela terceira posição com Kevin Abbring, colega de equipa de Breen aos comandos do segundo Peugeot 208 T16.

De resto Moura perdeu apenas cinco segundos para o líder, e está a ter um andamento superior ao dos seus compatriotas Bernardo Sousa e Bruno Magalhães, que terminaram este primeiro dia nas posições imediatas.

BernardoSousaAcores214 600O madeirense sentiu em demasia a desvantagem de abrir a estrada e ir a ‘limpá-la’ para os primeiros, enquanto Magalhães vê-se impotente para acompanhar concorrentes que possuem carros mais evoluído que o seu Peugeot 207 S2000, que já acusa o peso dos anos.

Este início de rali foi também marcado por uma polémica, já que os comissários desportivos decidiram colocar os concorrentes do campeonato nacional que cumprem só parte do percurso a partir depois de todos os restantes.

A prova prossegue esta sexta-feira, com a realização da segunda secção da primeira etapa, com a realização de mais oito classificativas, totalizando mais de 94 quilómetros cronometrados.

Classificação

1.º Craig Breen/Scott Martin (Peugeot) 19m04,6s

2.º Kajetan Kajetanowicz/Jaroslaw Baran (Ford) + 0,9s

3.º Kevin Abbring/Sebastian Marshall (Peugeot) + 3,5s

4.º Ricardo Moura/Sancho Eiró (Ford) + 5,0s

5.º Bernardo Sousa/Hugo Magalhães (Ford) + 18,8s

6.º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Peugeot) + 29,7s

7.º Vasily Gryasin/Dimitry Eremeev (Ford) + 41,4s

8.º Jaroslav Orsák/David Smeidler (Skoda) + 44,3

9.º Robert Consani/Maxime Vilmot (Peugeot) + 54,5s

10.º João Barros/Jorge Henriques (Ford) + 1m01,7s

Em destaque

Subir