Desporto

Fernando Pimenta vence contrarrelógio no Winter Trial em Montemor

winter_trialOs internacionais portugueses estiveram em destaque na segunda edição do Portugal Winter Trial – Nelo Winter Challenge, realizada este fim de semana na pista de Montemor-o-Velho. Fernando Pimenta triunfou no contrarrelógio e Teresa Portela bisou no pódio. Emanuel Silva e Beatriz Gomes também terminaram medalhados, enquanto João Ribeiro foi desclassificado na meia-final.

A competição reuniu mais de 500 atletas, representando 20 países e 39 clubes nacionais. A prova foi aproveitada para realizar o Controlo Nacional para aferir o nível dos atletas portugueses e ainda o ingresso nas equipas nacionais de velocidade nos escalões de seniores, juniores e Cadetes.

Em seniores masculinos estiveram em destaque Fernando Pimenta, do CN Ponte de Lima, que venceu o contrarrelógio de 2000 metros com o tempo de 07:43.64. Emanuel Silva, com 07:54.08, ficou no segundo posto e Ilya Medvedev, da Rússia, foi terceiro, com o tempo de 07:58.17.

Ainda em k1 sénior masculino, mas nos 200 metros, deu-se a final mais emocionante, com Mark Jonge, do Canada, a ganhar a medalha de ouro, batendo por apenas três milésimas de segundo o francês Maxime Beaumont. O português João Ribeiro, contra o esperado, não esteve presente nesta final, por ter sido desclassificado por falsa partida na semi-final.

Nas canoas, o ucraniano Oleksandr Maksymchuk, com o tempo de 43.705, foi o vencedor duma final intensamente disputada, registando menos 14 décimas do que o segundo classificado, o espanhol Alfonso Benavides. De registar que os quatro primeiros classificados ficaram todos dentro do mesmo segundo.

Em femininos, o contrarrelógio de sábado foi ganho por Natasa Janics, campeã mundial e olímpica (09:17.05). Teresa Portela (09:17.58) e Beatriz Gomes (09:18.66) conquistaram os segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Em k1, Marta Walczykiewicz, da Polónia, foi a vencedora, com o tempo de 0:46.473, batendo por apenas 12 décimas a húngara Natasa Janics. Teresa Portela ficou em terceiro lugar.

Em júniores, o contrarrelógio de sábado em k1 foi ganho por Ullvang Lars (Noruega), com o tempo de 8:06.60. Diogo Quintas, da AN Torreira, foi o melhor português, em terceiro lugar, com o tempo de 8:39.67. Diogo Lopes, do KCC Arade, arrecadou o ouro no k1, superiorizando-se a dois atletas belgas, com o tempo de 42.160. Na c1, o vencedor foi Samuel Amorim, do CN Ponte de Lima, com o tempo de 9:39.33.

Em j1 júnior feminino, Francisca Laia, do CD Os Patos, venceu a prova com o tempo de 48.627, registando menos três décimas de segundo do que a belga Hermien Peters.

Em cadetes k1, a vitória foi para Nazar Lavryk, também da AN Torreira, com o tempo de 09:00.23.

Em destaque

Subir