Motores

Fernando Alonso revela detalhes do ‘cockpit’ do seu IndyCar para Indianápolis

As 500 Milhas de Indianápolis são só em maio, mas Fernando Alonso já começou os preparativos para a sua segunda tentativa para ser bem sucedido na grande ‘clássica’ norte-americana.

O ex-campeão do Mundo de Fórmula 1 ‘abriu as portas’ para revelar alguns detalhes do Dallara que vai utilizar na prova que terá lugar na pista oval de Brickyard a 26 de maio.

As diferenças para um monolugar de F1 são imensas, a começar pela largura do ‘cockpit’, que permite ao piloto estar mais confortável face à fadiga de correr numa pista oval com curvas em inclinação (‘banking’) feitas a mais de 350 km/h.

O chefe de mecânicos de Fernando Alonso na grande corrida, Liam Dance, faz-nos uma visita guiada ao ‘cockpit’ do piloto espanhol, com destaque para o banco construído em mais em mousse do que carbono e concebido para que o ocupante possa ser extraído rapidamente em caso de acidente.

A cabeça de Alonso vai sofrer forças centrifugas iguais a quatro vezes o peso do seu corpo nas curvas de indianápolis, por isso os flancos do cockpit são dotados de apoios laterais e assim ‘poupar’ o pescoço do asturiano.

“Nós demos muita atenção ao conforto, dando-lhe muitas opções ao nível do apoio da sua cabeça”, salienta Liam Dance, referindo outra diferença no compartimento para as pernas: “Na F1 o piloto utiliza os travões em cada volta, enquanto na Indy nunca tocam neles, exceto para entrar nas boxes”.

“A coisa mais importante na regulação dos pedais é verificar que os pés não estão longe do pedal de travão. Desta maneira não há a possibilidade que repouse o pé debaixo desse pedal de forma acidental. Debruçamo-nos muito tempo sobre esse assunto”, destaca o mecânico chefe de Alonso em Indianápolis.

Outro aspeto do ‘cockpit’ do Dallara IndyCar é o facto das pernas também poderem ter posição de descanso. “Elas estão inclinadas para a direita. Trata-se de uma longa corrida. Fernando estará muito cansado à chegada, ainda mais porque estará comprimido contra o chassis”, refere ainda Liam Dance.

Nas imagens em baixo percebemos melhor as ‘nuances’ do ‘escritório’ de Fernando Alonso durante as próximas 500 Milhas de Indianápolis.

Em destaque

Subir