Desporto

FC Porto afastado da Taça da Liga? CII conclui que houve intenção de atrasar jogo

taca liga 1fernando fcp 600O FC Porto pode ser afastado da Taça da Liga, depois de a Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) ter concluído que houve intenção de atrasar o início do jogo com o Marítimo, adianta a SIC. O Conselho de Disciplina da Federação tomará a decisão final, sendo que o Sporting, em caso de afastamento dos dragões, disputaria a meia-final com o Benfica.

O atraso do início do jogo com o Marítimo foi feito com “intenção”, segundo a CII. A informação foi adiantada pela SIC, que teve acesso à decisão final daquele organismo, na análise ao caso que tem o FC Porto como ‘réu’.

“Na ótica da Comissão de Instrução e Inquéritos, o FC Porto violou uma norma que tem que ver com a intenção de provocar esse atraso”, revela Rui Santos, jornalista da SIC que teve acesso à deliberação daquele órgão.

O Conselho de Disciplina da Federação vai agora analisar esta deliberação da CII, sendo que o FC Porto poderá ser afastado da Taça da Liga, caso se comprove que houve dolo no atraso da partida com o Marítimo – para retirar eventuais benefícios do facto de a partida não terminar ao mesmo tempo que o Penafiel-Sporting.

Recorde-se que estes dois jogos da Taça da Liga foram marcados para a mesma hora. Segundo o ponto dois do artigo 116.º do Regulamento Disciplinar das Competições, que prevê a sanção para o atraso dos jogos, “se essa conduta for praticada dolosamente, com a intenção de causar prejuízos a terceiros, serão os clubes punidos com a sanção de derrota”.

O atraso do FC Porto-Marítimo foi inferior a três minutos. Esse facto está provado. No entanto, da investigação ao caso deve resultar prova de que o atraso foi deliberado. A SIC adianta que a CII conseguiu provar essa intenção.

Qualquer que seja a decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, o FC Porto e o Sporting poderão sempre recorrer para o Conselho de Justiça.

Os jogos decisivos das meias-finais da Taça da Liga tinham de começar à mesma hora, mas esse facto não sucedeu e o FC Porto-Marítimo terminou cerca de cinco minutos depois do Penafiel-Sporting. E quando o Sporting terminou a sua partida, tinha assegurado presença nas meias-finais da prova. Porém, um golo de Josué, nos descontos, diante do Marítimo, alterou o desfecho da ‘eliminatória’.

Em destaque

Subir