Desporto

FC Porto: Onde é que já se viu este filme?

FC Porto deixa os rivais para trás e atinge liderança do campeonato, com golo de Hulk, de penálti. Uma reedição do campeonato passado, quando os dragões venceram na Figueira da Foz, por 1-0, com o mesmo marcador e também de grande penalidade. Desta vez, há algo de novo a sublinhar: Vítor Pereira venceu onde Vilas Boas perdera.

Um jogo marcado pela vitória difícil dos dragões, por um penálti que o Vitória de Guimarães não aceita – Sapunaru sente o toque e cai – e por uma superioridade consentida ao FC Porto, que, no entanto, não está espelhada no marcador.

O Vitória de Guimarães entrou diferente, para melhor, em comparação com os outros encontros recentes com a equipa portista (final da Taça e Supertaça). Desta vez, Manuel Machado soube estancar o poder ofensivo do adversário.

Dominador, o conjunto de Vítor Pereira não conseguiu marcar cedo (Varela e Kléber tiveram duas oportunidades) e poderia até ter enfrentado circunstâncias difíceis quando Toscano surgiu num frente a frente com Helton. O uruguaio não aproveitou e quem não marca…

O FC Porto percebeu que a estratégia adversária estava a dar frutos: o Vitória deixava-se dominar, mas fechava-se bem (Hulk continuava na penumbra) e até criava boas oportunidades de golo. E chega o momento da decisão: em cima do intervalo, Sapunaru sente uma mão de Leonel Olímpio no ombro e deixa-se cair.

Era o desfecho da partida em três atos: protestos veementes do Vitória, remate de Hulk e golo. Manuel Machado viria a comentar o lance, com ironia, falando de “uma excelente combinação”, no tento dos campeões.

O jogo fora decidido (saber-se-ia mais tarde), mas a segunda parte estava por jogar. E essa trouxe de novo um dragão dominador e um Vitória estrategicamente submisso. O FC Porto estava aparentemente satisfeito com a margem mínima e não criava perigo.

Os minhotos tentaram o tudo por tudo numa tripla substituição, que veio alterar a estratégia, mas não o resultado do jogo. E assim o conjunto portista associa mais um jogo consecutivo sem perder (já vai no 40.º), Vítor Pereira estreia-se no campeonato a ganhar e o campeão deixa para trás os principais adversários. Logo na primeira jornada.

Em destaque

Subir