Mundo

Fartou-se do horário de inverno? Pode contribuir para o fim das mudanças de hora

Todos os anos, em outubro e em março, os relógios recuam e avançam, para que se acertem os horários de inverno e de verão. Há quem discorde desta medida. E está em curso uma consulta pública, da Comissão Europeia, aberta a todos os cidadãos. O objetivo é sentir o pulso aos europeus, para eventual alteração legislativa. Pode participar, fazer ouvir a sua voz e contribuir para o adiar o anoitecer.

Os protestos nas redes sociais multiplicam-se, quando chega outubro e, de acordo com a lei, somos obrigados as recuar os relógios, 60 minutos.

Às 17h00, chega a noite, até que regresse março e ‘recuperemos’ esse período de dia que nos é ‘retirado’.

As mudanças de horário perderam o sentido. E suscitam reações negativas. Porém, agora, é possível agora passar das palavras aos atos:

“Na sequência de diversos pedidos de cidadãos, do Parlamento Europeu e de alguns Estados-Membros da UE, a Comissão Europeia decidiu analisar o funcionamento dos atuais acordos de verão e avaliar se devem ou não ser alterados”.

O EUSurvey – sistema de gestão de inquéritos apoiado pela Comissão Europeia, que promove soluções de interoperabilidade para as administrações públicas europeias – tem em curso uma consulta pública, sobre este tema.

Veja o vídeo e perceba os impactos negativos das mudanças de horários.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=KG7H1MGON65W

Há abertura para a correção da lei das mudanças de horário. E os europeus podem pronunciar-se.

“Comissão está interessada em recolher os pontos de vista dos cidadãos europeus, das partes interessadas e dos Estados-Membros sobre as atuais disposições da UE relativas à hora de verão e eventuais alterações a essas disposições”, pode ler-se na página do inquérito.

Até ao dia 16 de agosto, todos os cidadãos europeus poderão manifestar a sua opinião sobre esta temática: basta que tenham um espírito cívico e dois minutos para participar na consulta.

Siga este link para conhecer a iniciativa e este link para participar. Uma dica importante: o inquérito está em inglês, mas pode alterar a língua e selecionar português, do lado superior direito da página.

Em destaque

Subir