Mundo

Falta de água afetará dois terços da população mundial, alerta FAO

agua_rio_patosA falta de água vai atingir dois terços da população mundial, até ao ano de 2050, alerta a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Há desperdícios dos recursos hídricos existentes e regiões do mundo onde o consumo da água armazenada é superior à água existente no subsolo

É um problema que já afeta mais de 40 por cento da população mundial, mas a tendência será um agravamento daquela percentagem.

Num relatório da FAO sobre um estudo relativo à segurança hídrica e alimentar – no âmbito do sétimo Fórum Mundial da Água, que decorre na Coreia do Sul – pode ler-se que nas próximas três décadas duas em cada três pessoas em todo o mundo sentirão os efeitos da falta de água.

Verifica-se um consumo excessivo de água na produção de alimentos e também na agricultura. E há regiões do mundo onde o consumo da água armazenada é superior à água existente no subsolo.

A Ásia Meridional e Oriental, o Médio Oriente, norte de África e a América do Norte e Central são as regiões do mundo mais afetadas por este problema.

Por outro lado, alerta o mesmo relatório, há regiões onde “a agricultura intensiva, o desenvolvimento industrial e o crescimento urbano” provocam a contaminação de fontes de água.

A FAO faz um alerta aos governos de todo o mundo, para que “tomem medidas, tendo em vista a sustentabilidade da produção agrícola, pecuária e piscícola”, única forma de preservar os recursos hídricos.

Em destaque

Subir