Nas Notícias

Faleceu Stephen Sutton, o herói de uma campanha contra o cancro

jovem campanha 210faleceu stephen suttonStephen Sutton faleceu ontem, aos 19 anos. O jovem britânico tornou-se famoso por, no leito da morte, lançar uma campanha de luta contra o cancro que se tornou viral, angariando mais de 3,9 milhões de euros. Foram quatro anos a desafiar um cancro colorretal incurável.

Stephen Sutton faleceu ontem, com 19 anos, mas neste momento ainda está a ganhar dinheiro: não para ele, mas para a Teenage Cancer Trust, uma instituição britânica que apoia adolescentes com cancro.

O jovem britânico tornou-se um herói por, mesmo no leito da morte, não desistir da campanha de angariação de fundos. Em abril, escreveu uma mensagem de despedida no Facebook e, poucas horas depois, a campanha recebia mais de 1,2 milhões de euros.

“É uma pena que o fim tenha chegado tão de repente. Há tantas pessoas a quem eu não consegui agradecer ou dizer adeus. Desculpem-me por isso”, escreveu Stephen Sutton, a 23 de abril.

“Eu continuarei a lutar enquanto eu conseguir e, o que quer que aconteça de seguida, eu quero que todos vocês saibam que eu estou mentalmente bem e em paz com a situação”, acrescentou: “a vida tem sido boa, muito boa. Esta é minha última mensagem. Acho que já fui muito longe”.

Na madrugada de ontem, o jovem herói faleceu enquanto dormia. Foram quatro anos a desafiar um cancro colorretal incurável.

O sucesso da campanha lançada por Stephen Sutton levou a que os principais líderes partidários britânicos tecessem comentários públicos à morte do jovem.

“Estava determinado a não desperdiçar um minuto, a não desperdiçar uma hora ou um dia. Era absolutamente inspirador, fez coisas extraordinárias por caridade e conhecê-lo foi um enorme privilégio”, afirmou o primeiro-ministro, David Cameron, enquanto Ed Miliband, o líder do Partido Trabalhista, elogiava a “coragem e determinação em viver a vida” de Stephen Sutton.

Em destaque

Subir