Tecnologia

Facebook: Nova lei de proteção de dados pode comprometer faturação

mark_zuckerbergUma nova lei da Comissão Europeia pode dar prejuízos de milhões de euros ao Facebook no continente europeu. A nova diretiva está relacionada com os dados que são fornecidos às empresas que publicitam na rede social.

O Facebook é novamente notícia pela questão das políticas de privacidade e proteção de dados dos utilizadores. A Comissão Europeia prepara-se para aprovar uma lei que impedirá, caso seja aprovada, a rede social de fornecer informações de utilizadores aos anunciantes.

Na rede social, na parte direita das páginas, são mostrados anúncios, publicidade que é comprada por empresas e mesmo por individuais. Na altura dessa mesma compra, aos anunciantes é-lhes disponibilizado uma série de filtros que lhes permite atingir especificamente um público-alvo. Para as empresas, e como exemplo, é possível definir que determinado anúncio só é mostrado a pessoas com determinada idade, ou de determinada cidade.

Esta é de facto um género de publicidade apelativa tanto para os anunciantes como para a própria rede social, que ganha, neste mercado, cada vez mais vantagem em relação à concorrência.

A nova diretiva da Comissão Europeia promete no entanto proteger estes mesmos filtros que são disponibilizados aos anunciantes. Para Viviane Reding “os dados dos utilizadores devem estar devidamente protegidos, independentemente do pais onde vivem”, afirma a vice-presidente da Comissão Europeia.

Na verdade, grande parte da legislação sobre proteção de dados está ultrapassada e foi criada muitos anos antes do ‘boom’ das redes sociais.

O Facebook já reagiu afirmando que não vende dados de utilizadores a terceiros. No entanto, e caso esta nova lei seja aprovada, a rede social pode perder milhões de euros no espaço europeu.

Mark Zuckerberg criou o Facebook em 2003. É a maior rede social do mundo, com mais de 800 milhões de utilizadores registados.

Esta notícia surge também no dia que a entrada do Facebook em bolsa parece ser cada vez mais um cenário possível. Caso tal aconteça, a rede social poderá passar a valer mais de 100 mil milhões de dólares. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir