Tecnologia

Facebook: Mark Zuckerberg debaixo de fogo dos investidores

mark_zuckerbergA razão prende-se com uma alegada sobrevalorização da maior rede social do mundo, por parte de bancos que apoiaram a entrada da empresa no Nasdaq. Em apenas quatro dias, ações caíram cerca de 20 por cento.

Não passou uma semana desde que o Facebook entrou em bolsa e surgem já notícias sobre acusações à rede social e aos seus apoiantes.

Sexta-feira passada, dia 18 de maio, fica na história como a data em que a maior rede social do mundo entrou no Nasdaq (saiba mais aqui). As ações começaram a ser vendidas a 38 dólares mas em apenas três dias tiveram quedas que chegaram aos 20 por cento, o que logicamente significa perdas de muitos milhões de dólares para aqueles que começaram imediatamente a investir.

Agora, e passados apenas quatro dias, uma série de investidores decide avançar com uma queixa sobre o Facebook e sobre três bancos que apoiaram a entrada da rede social no Nasdaq. A acusação prende-se com o facto de alegadamente a plataforma ter sido sobrevalorizada pelas instituições bancárias, que fizeram a revisão em baixa mas só alertaram alguns grandes investidores.

Este grupo de investidores terá perdido, em apenas 72 horas, mais de dois mil milhões de dólares.

Só esta quarta-feira é que a queda das ações do Facebook na bolsa norte-americana foi interrompida. Esta tarde, os títulos recuperaram mais de quatro por cento, fixando-se nos 32 dólares, mesmo assim ainda muito abaixo do custo da abertura, 38.

Em destaque

Subir