Mundo

Facebook junta duas irmãs bósnias 72 anos depois de uma fuga que as separou

facebook3Tanija e Hedija, duas irmãs que vivem na Bósnia-Herzegovina, distantes há 72 anos, reencontraram-se graças ao Facebook. As irmãs separaram-se numa fuga em 1941, em virtude da II Guerra Mundial, e nunca mais se viram. Moravam a 200 quilómetros uma da outra e a rede social quebrou a distância.

Não é caso único, mas cada história de reencontro provocada pelo Facebook tem as suas particularidades. Esta, contava pelo jornal Nezavisne Novine, dá conta de duas irmãs separadas pela II Guerra Mundial, há 72 anos.

Tanija Delic, de 88 anos, e Hedija Delic, com 82 anos de vida, não se encontravam desde o longínquo ano de 1941, altura em que a família teve de fugir da aldeia onde vivia, na Bósnia.

Esta fuga levou a que Hedija se perdesse, sendo mais tarde acolhida num orfanato localizado em Banja Luka. Por seu turno, Tanija ficou com os pais, enquanto um terceiro irmão emigrou para os EUA, segundo relata aquele jornal, na edição deste domingo.

A curiosidade é que, após o casamento Tanija e Hedija Delic acabaram por assentar residência em duas aldeias da Bósnia-Herzegovina separadas por 200 quilómetros. Ao longo das suas vidas, ambas tentaram o reencontro, por diversas vias, mas sem sucesso. Estas duas irmãs nunca conseguiram descobrir o paradeiro uma da outra, até que o Facebook ceifou as distâncias.

Um filho de uma das irmãs interessou-se pela árvore genealógica da família e fez diversas pesquisas, recorrendo a uma pista no Facebook, que permitiu descobrir o paradeiro da sua tia. O encontro entre Tanija e Hedija Delic foi o passo seguinte.

Depois de um forte abraço, de muitas lágrimas, as duas irmãs contaram as histórias das suas vidas e lembraram todos os pormenores da infância. O passo seguinte é encontrar o terceiro irmão, mais velho, que se encontrará algures nos EUA.

O Facebook cumpriu um dos seus propósitos: ajudar os utilizadores a encontrar pessoas importantes nas nossas vidas. Estas irmãs da Bósnia-Herzegovina, separadas pela guerra, uniram-se através da maior rede social do mundo. Classificados.

Em destaque

Subir