Ralis

Ruben Faria em segundo entre as motos no Dakar

dakar2012 2Ruben Faria esteve em destaque no segundo dia do Rali Dakar, ao subir ao segundo lugar na classificação das motos, depois de gastar mais cerca de cinco minutos e meio do que Joan Barreda Bort, o vencedor da etapa e novo líder da categoria das motos.

Num dia em que Stéphane Peterhansel se impôs nos automóveis, Faria teve liberdade para andar a fundo e não ter de esperar pelo seu ‘chefe de fila’ na KTM e favorito ao triunfo, Cyril Després. Isso permitiu-lhe rubricar o quarto melhor tempo da tirada e ascender à segunda posição da classificação geral das duas rodas.

dakar2012A jornada foi favorável para quase todos os pilotos da KTM, pois David Casteu subiu à quarta posição da classificação das motos, e Cyril Després. A exceção foi o anterior líder do rali, Francisco Lopez Contardo, que perdeu imenso tempo e desceu para o 20.º posto.

Já em relação aos outros pilotos portugueses, Hélder Rodrigues foi, desta feita, o segundo melhor da comitiva lusa, ao conseguir o 15.º tempo, bem na frente de Paulo Gonçalves (22.º) e Pedro Bianchi Prata (57.º). Mário Patrão foi o mais azarado, ao perder 15 minutos devido a uma penalização que o atirou para fora do top 100.

Nos automóveis, Stéphane Peterhansel levou a melhor, conseguindo também arrebatar o comando da classificação geral. O francês do Mini impôs por mais de dois minutos e meio ao sul-africano Giniel de Villiers, aos comandos de um Toyota Hilux.

A maior surpresa veio do quase desconhecido Ronan Chabot, que levou o seu Buggy SMG a realizar a terceira melhor marca da etapa, diante de Leonid Novistkiy, que foi o segundo melhor homem dos Mini e ocupa também o quarto posto da classificação geral.

Lucio Alvarez voltou a mostrar-se muito à vontade nos trilhos peruanos e foi quinto, apesar de ocupar agora a sexta posição da ‘geral’, à frente de Krystrof Holowcyk, cujo navegador, Filipe Palmeiro, passou a ser o segundo melhor português nas quatro rodas. Isto porque Paulo Fiúza é agora quarto, no banco da direita do BMW X3 CC do argentino Orlando Terranova.

dakar2012 1

Já Carlos Sousa esteve em plano de evidência ao levar o seu Great All a realizar o nono tempo, ao gastar mais 14m33s do que Peterhansel. Na classificação geral o piloto de Almada está a 15m48s do novo líder.

Desta vez a ‘fava’ nos automóveis calhou a Carlos Sainz, vencedor da etapa anterior e que teve problemas, perdeu tempo e fez apenas a 11ª marca, descendo na classificação.

Classificação

Motos

1.º Joan Barreda Bort (Huswvarna) 3h24m11s
2.º Ruben Faria (KTM) +5m36s
3.º Juan Pedrero (KTM) +6m36s
4.º David Casteu (Yamaha) +6m58s
5.º Cyril Despres (KTM) +8m50s
6.º Matt Fish (Husqvarna) +9m18s
7.º Darryl Curtis (KTM) +9m19s
8.º Pal-Anders Ullevalseter (KTM) +9m27s
9.º Jordi Viladoms (Husqvarna) +9m35s
10.º Israel Esquerre (Honda) +9m39s

Automóveis

1.º Stéphane Peterhansel/Jean-Pierre Cottret (All4Racing Mini) 3h00m20s
2.º Giniel DeVilliers/Dirk Von Zietzwitz (Toyota Hilux) +2m38s
3.º Ronan Chabot/Gilles Pillot (Buggy SMG) +2m46s
4.º Orlando Terranova/Paulo Fiúza (BMW X3 CC) +6m26s
5.º Leonid Novistkiy/Konstantin Zhiltsov (All4 Racing Mini) +9m33s
6.º Nasser Al-Attiyah/Lucas Cruz (Buggy Demon Jeffries) +10m25s
7.º Lucio Alvarez/Bernardo Graue (Toyota Hilux) + 12m27s
8.º Krysztof Holowczyk/Filipe Palmeiro (All4 Racing Mini) +14m00s
9.º Carlos Sousa/Miguel Ramalho (Great All Haval) +15m48s
10.º Bernard Errandonea/Arnaud Debron (Buggy SMG) +16m15s

Em destaque

Subir