Tecnologia

Facebook alcança os mil milhões de utilizadores, confirma Mark Zuckerberg

mark zuckerbergNotícia é avançada pelo próprio, através da rede social que construiu. Números impressionantes de pessoas ligadas não correspondem a boas notícias na parte financeira da plataforma.

O Facebook atingiu a marca de mil milhões de utilizadores. Os últimos dados oficiais davam conta de cerca de 950 milhões.

Agora, a meta foi atingida, garantia dada pelo próprio Mark Zuckerberg: “Esta manhã, existem mais de mil milhões de pessoas a suar o Facebook. Se estás a ler isto: obrigado por me dares a mim e à minha equipa a honra de te servir. Ajudar a conectar mil milhões de pessoas é fantástico, é sem dúvida de longe a coisa de que me mais orgulho na vida. Estou comprometido todos os dias em tornar o Facebook melhor para ti, e espero um dia conseguir ligar o resto do mundo”, escreveu Zuckerberg na rede social.

Embora não hajam para já dados mais específicos sobre os números do Facebook, estima-se que, entre estes mil milhões, cerca de metade acede normalmente à rede social a partir das plataformas móveis, smartphones ou tablets.

São sem dúvida boas notícias para Mark Zuckerberg, que bem precisa delas. Na parte financeira, a rede social tem tido dificuldade em gerar receita. Desde que entrou na bolsa norte-americana, em maio passado, as ações já chegaram a valer metade do valor inicial, o que fez com que as vendas de novos títulos fossem suspensas durante 12 meses, uma decisão do próprio criador da plataforma (saiba mas aqui).

Recentemente, os responsáveis têm avançado com novas funcionalidades com o objetivo de aumentar os lucros. Nos últimos tempos, destacam-se a abertura das ofertas por parte das empresas (saiba mais aqui) e as publicações patrocinadas (saiba mais aqui).

História
O Facebook começou a ser construído em 2003. Na altura, a plataforma foi idealizada por quatro estudantes da Universidade de Harvard, entre eles Mark Zuckerberg, o programador da rede social. Inicialmente, a ideia era criar o site apenas para estudantes da universidade. O sucesso foi tão grande e tão imediato que, em 2004, Zuckerberg abre o Facebook ao mundo.

Contudo, durante anos, e numa altura em que outras redes já estavam implementadas em vários países, casos do Hi5 em Portugal, o Facebook precisou de algum tempo para se notabilizar entre os utilizadores. A maior adesão nacional ocorreu durante 2007 e 2008. Atualmente, mais de quatro milhões de portugueses têm conta criada.

Multi-milionário aos 28 anos
Quando disponibilizou o Facebook para todo o mundo, Mark Zuckerberg, nascido a 14 de maio de 1984, tinha apenas 20 anos. Rapidamente se tornou num dos empresários mais bem sucedidos do planeta. Com isso o reconhecimento mediático e a conta bancária recheada chegaram. Em 2010, a revista Time nomeou-o Personalidade do ano.

Em 2011, com uma fortuna avaliada em 17,5 mil milhões de dólares, Zuckerberg entrou na 36.ª posição na lista dos mais ricos do mundo, divulgada pela conceituada revista Forbes. Nessa mesma época, deixou um apartamento arrendado que tinha na Califórnia e comprou uma casa de sete milhões de euros (saiba mais aqui).

Em destaque

Subir