Nas Notícias

Exemplar único de baleias-cinzentas siamesas encontrado no México

baleias siamesas 210baleias siamesasDois exemplares raríssimos de baleias-cinzentas siamesas foram encontradas, já cadáveres, no estado mexicano da Baixa Califórnia. Os especialistas acreditam que terão morrido devido à condição de siamesas: as duas baleias partilhavam partes do mesmo corpo.

Os corpos de duas baleias-cinzentas siamesas deram à costa no estado mexicano da Baixa Califórnia, na região de Los Cabos. O par é um exemplar raríssimo de uma situação muito difícil de registar: as gémeas partilhavam partes do mesmo corpo, uma vez que não se separaram durante a gestação.

As fotos deste caso invulgar foram ontem divulgadas pela Comissão Nacional de Proteção de Áreas Naturais do México. As autoridades foram alertadas pelos pescadores que encontraram os cadáveres, cada qual medindo quase quatro metros de comprimento.

Alisa Schulman-Janiger, investigadora na Sociedade Americana de Cetáceos, adiantou que as gémeas terão nascido com um tamanho inferior ao normal e não terão sobrevivido à condição de partilharem partes do mesmo corpo, uma vez que os corpos aparentam estar subdesenvolvidos. O parto de siamesas poderá ainda ter sido fatal para a mãe, acrescentou.

Para alguns especialistas, será mesmo a primeira oportunidade para documentar cetáceos siameses com corpo conjunto.

As baleias-cinzentas costumam aproximar-se das lagoas da Baixa Califórnia, para dar à luz, entre o final de dezembro e meados de janeiro, terminando uma viagem de 9600 quilómetros deste o Ártico. A organização NOAA estima que no Pacífico vivam cerca de 21 mil exemplares.

Em destaque

Subir