Nas Notícias

Vídeo: Fuselagem de avião nas estradas do Brasil, em viagem que termina no sábado

aviao carcaca 400 Avião da extinta Viação Aérea São Paulo (VASP), um Boeing 737-200 arrematado por um piloto num leilão, está a fazer uma viagem pelas estradas do Brasil, do Aeroporto de Congonhas até Araraquara. São 1700 quilómetros por terra, a uma velocidade média de 30 quilómetros por hora, que apenas são cumpridos no sábado. Veja a reportagem em vídeo.

Um piloto comprou um Boeing 737-200 que pertencia à VASP, companhia aérea de São Paulo, e aguarda que o avião lhe seja entregue. Entretanto, a fuselagem do velho aparelho, que pesa 25 toneladas, viaja do Aeroporto de Congonhas, no Brasil, com destino a Araraquara, no interior do estado.

A carcaça do avião que pertenceu à VASP – Viação Aérea São Paulo (entretanto extinta) circula em cima de um camião a um máximo de 30 quilómetros por hora.

A viagem está em curso, depois de uma autorização das autoridades brasileiras, que permitiram que o Boeing 737-200 fosse retirado do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, onde estava estacionado, para ser entregue ao proprietário.

E a mais do que provável derradeira viagem deste avião começou por ser problemática, depois de alguns problemas relacionados com a autorização de circulação. O aparelho estava estacionado numa estação de serviço desde 20 de dezembro.

A circulação por terra deste gigante dos ares deve terminar no próximo sábado, depois de 1700 quilómetros percorridos. Um empresário paranaense é o novo proprietário, após um leilão judicial.

Segundo a Globo, “o avião voou pela última vez em 2005” e terá de ser “montado novamente quando chegar a Araraquara”. Esta operação de desmontagem, transporte e montagem implicará um custo que atinge “o dobro do preço pago pelo avião”.

Em destaque

Subir