Desporto

Eusébio volta a Portugal na quinta num avião com apoio clínico

eusebioHenrique Jones, médico da seleção nacional, visitou hoje Eusébio, no hospital Józefa Strusia, em Poznan, Polónia, e revelou “otimismo”, depois de analisar todos os exames feitos ao Pantera Negra, que passou mal a noite. Eusébio vai regressar a Portugal na quinta-feira, num avião com todo o apoio clínico.

O médico que acompanha a comitiva portuguesa no Euro’2012 está naturalmente atento ao quadro clínico de Eusébio e tranquilizou as pessoas que se preocupam com o estado de saúde do embaixador da seleção, apesar dos problemas cardíacos e do agravamento do estado do Pantera Negra, durante a madrugada de hoje.

Henrique Jones diz-se “otimista” e revela que Eusébio “está bem”, dentro do que é possível a uma pessoa com 70 anos e com problemas cardíacos. “Do ponto de vista da evolução clínica de Eusébio, posso ser otimista”, afirmou Henrique Jones, depois de ter estado com Eusébio e de ter analisado todos os exames.

E precisamente o factos de Eusébio padecer de problemas cardíacos e da sua avançada idade, que exigem precauções, vai regressar a Portugal na próxima quinta-feira, num avião que terá todo o apoio clínico.

Eusébio foi submetido a TAC e ressonância magnética, que não trouxeram nada de novo, relativamente aos problemas cardíacos de que sofre. Vai permanecer internado no hospital Józefa Strusia, por precaução, e “regressará a Portugal num avião medicalizado”, de axcordo com o médico da seleção.

“Apesar de Eusébio estar bem do ponto de vista médico, esta medida de precaução é normal e compreensível. Irá descansar nos próximos dias e deve ser evacuado na quinta-feira”, adiantou Henrique Jones. Neste regresso, vão acompanhar Eusébio outros médicos da seleção portuguesa.

Recorde-se que o estado de saúde de Eusébio piorou, durante a madrugada desta segunda-feira, o que veio alterar as perspetivas de alta, que apontavam para o dia de hoje. Ontem, Eusébio estava animado e pretendia até sair do hospital Józefa Strusia, em Poznan.

Mas os médicos entenderam que o embaixador da seleção portuguesa deveria permanecer internado. Hoje, Eusébio está fragilizado, em virtude do historial de problemas cardíacos. Entretanto, os jogadores que participam no Euro’2012 já enviaram mensagens de apoio a Eusébio. A seleção vai disputar a meia-final no dia 27, já com Eusébio em Portugal.

Em destaque

Subir