Economia

Euro valoriza com as descidas nas obrigações em Espanha e Itália

EuroA moeda única tem estado em alta, hoje, nos mercados. A descida nas ‘yields’ das obrigações espanholas e o sucesso na colocação da dívida italiana levaram o euro a valorizar cerca de 0,5 por cento.

O euro aproveitou uma manhã positiva para se valorizar, subindo 0,48 por cento até aos 1,3144 dólares. Para registar esta tendência, a moeda única beneficiou das boas notícias provenientes de Espanha e de Itália.

Pela primeira vez nos últimos seis dias, as ‘yields’ das obrigações espanholas caíram. Tratou-se de uma ‘resposta’ dos mercados à confiança do Banco Central Europeu (BCE) na economia vizinha, um dia depois de Benoît Coeuré, conselheiro do BCE, ter afirmado que não existiam razões para que as taxas de juro implícitas na divida soberana de Espanha se mantivessem acima do normal.

A isto juntou-se o sucesso na venda da dívida italiana. A economia transalpina colocou 11 mil milhões de euros, com prazo a três meses e um ano, num leilão muito animado: a procura foi 1,52 vezes superior à oferta, registo superior ao do leilão anterior, no qual fora de 1,38 vezes.

Em destaque

Subir