Mundo

Viagem do Balmoral que recria Titanic travada por repórter indisposto

titanic_partidaCruzeiro que recria a curta viagem de quatro dias do Titanic, em 1912, sofreu um pequeno revés, com um passageiro a sentir-se mal e a ser retirado do navio,com recurso a um helicóptero. Um repórter da BBC, que seguia a bordo do MS Balmoral, 100 anos depois da tragédia, captava imagens, mas, por precaução, abandonou o navio.

A viagem que recria a viagem do Titanic foi desviada e travada por um repórter da cadeia televisiva BBC. Chama-se Tim Rex, tem 56 anos, e procedia ao registo da imagens, a bordo do MS Balmoral, um século após a tragédia que retirou a vida a mais de 1500 pessoas. Acabou por ser retirado do barco através do recurso a um helicóptero.

O Balmoral tenta recriar o percurso do Titanic, entre Southampton e Nova Iorque, travado quatro dias depois da partida do porto inglês. Esta viagem assinala o 100.º aniversário do naufrágio do Titanic, que deixou o porto de Southampton (Inglaterra), rumo a Nova Iorque (EUA), a 10 de abril de 1912, numa viagem que terminaria quatro dias depois, com um choque num iceberg.

O cruzeiro ‘Balmoral’ recria a viagem inacabada de 1912. O Balmoral partiu exatamente do mesmo lugar que o Titanic, no sul de Inglaterra, e também com o mesmo número de passageiros: 1309, além da tripulação.

A bordo foi recriado o ambiente que perdurava na época, onde se incluía a música, a cargo de uma banda belga. Duas missas serão realizadas em memória do acidente de 15 de abril de 1912. Uma no lugar de choque com o iceberg, a outra no local do naufrágio. A viagem está a cargo da empresa Miles Morgan Travel e o preço de cada bilhete ronda os 7000 euros.

Em 2012, assinala-se um século desde o naufrágio do histórico navio, o inafundável Titanic Na noite de 14 de abril de 1912, na viagem inaugural, embate com um iceberg no Oceano Atlântico e afunda 2h40 depois, na madrugada do dia 15 de abril de 1912.

Em destaque

Subir