Economia

OCDE revela escalada do desemprego em Portugal com taxa de 15 por cento em fevereiro

empregoA taxa de desemprego revelada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) denuncia um aumento em Portugal, dos 14,8 por cento de janeiro para os 15 por cento em fevereiro. Apenas a Espanha apresenta pior registo e a Irlanda, que partilhava o segundo posto com Portugal, manteve os níveis de janeiro.

A OCDE tornou pública a taxa de desemprego harmonizada em Portugal, país que regista um aumento de 0,2 por cento, entre janeiro e fevereiro, atingindo agora os 15 por cento. Esta variação coloca Portugal no segundo lugar da lista de países daquela organização, com a Espanha na liderança.

Com 14,7 por cento, Irlanda (que partilhava o segundo posto com Portugal) manteve-se estável e assinala uma ligeira quebra, em fevereiro, em comparação com janeiro, ao contrário de Portugal, que não consegue travar a escalada do número de postos de trabalho perdidos. Realce-se que a OCDE analisa a taxa de desemprego de 24 países de todo o mundo, que fornecem dados sobre este indicador.

Estes números do desemprego surgem um dia depois da divulgação dos indicadores compósitos da OCDE sobre a atividade económica, que preveem uma quebra em Portugal, nos próximos meses, em contraciclo com a Grécia, a Irlanda e a média da Zona Euro

Outros indicadores da mesma organização, relativos ao crescimento económico, deixam perceber que o número de desempregados deverá aumentar durante o ano de 2012. Além de que as estatísticas não refletem os empregos que se perderam nos primeiros meses deste ano.

Em destaque

Subir