Economia

Euribor em queda: Prestação da casa a descer desde o início do ano

construcao2As taxas de juro Euribor a seis meses, indexadas ao crédito à habitação, estão a diminuir há sete meses, depois de em junho se assinalar nova descida, de 0,005 por cento. Aquela taxa que se aplica à maioria dos créditos à habitação situa-se agora nos 0,721 pontos.

É uma descida muito ténue da taxa de juro que se associa ao crédito à habitação – a Euribor a seis meses, na maioria dos empréstimos –, mas apesar de ligeira a queda representa a manutenção de uma tendência, que se assinala desde o final do ano passado.

Com a descida da Euribor em junho, trata-se da sétima queda consecutiva, desde dezembro de 2011, o que se repercute numa descida das prestações de grande parte dos créditos bancários. Em média, os créditos situam-se hoje nos 283 euros.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) salienta que a taxa de juro implícita para os contratos de crédito à habitação está agora em 2,235 por cento, o que representa uma descida de 0,137 por cento, em comparação com o mês de maio.

Os contratos que foram celebrados nos últimos três meses assinalam uma descida média de 13 euros, situando-se agora nos 361 euros mensais, também como freflexo da queda da Euribor.

A taxa Euribor a seis meses é a mais usada em Portugal, nos crédito à habitação. Mas há outras taxas usadas. De acordo com a Federação Europeia de Bancos, a Euribor a 12 meses e a nove meses também assinalam descidas, de 0,006 por cento, para 0,994 e 0,865 por cento.

Já no crédito das empresas, que usam a Euribor a três meses, preferencialmente, também há uma descida das taxas, na ordem dos 0,007 por cento, para 0,435 pontos.

Em destaque

Subir