Mundo

EUA sem dinheiro para apanhar extraterrestres

Estados Unidos da América cancelam programa espacial que tinha como finalidade detetar possíveis civilizações extraterrestres. Sem orçamento federal, a missão, que estava a cargo do SETI- Search ET Inteligence, fica suspensa até ao ano de 2013.

Pelo menos nos próximos dois anos, a existência de extraterrestres continuará a ser um mito por provar, já que os EUA suspenderam o seu programa de pesquisa, cujo objetivo era captar sinais de vida extraterrestre.

O motivo desta suspensão prende-se com dificuldades orçamentais. A organização SETI (Search ET Inteligence, ou “Pesquisa de Inteligência Extraterrestre”) paralisou os radiotelescópios que estavam colocados na Califórnia.

As observações vão parar, sendo que a SETI fará apenas manutenção dos equipamentos, com uma equipa reduzida. Prevê-se que o projeto seja retomado em 2013, altura em que se preveem novos investimentos na Fundação Nacional da Ciência.

Esta agência federal dos Estados Unidos é responsável por pesquisas científicas e financia o SETI, que foi fundado em 1984 e enfrenta agora graves problemas. O som das civilizações extraterrestres poderá ser descoberto dentro de dois anos.

Em destaque

Subir