Mundo

Colorado legaliza compra e cultivo de cannabis, clientes à porta das lojas debaixo de neve

cannabiscannabis euaEstão legalizadas a venda e cultivo de cannabis, no estado do Colorado, nos EUA, a maiores de 21 anos. Desde o primeiro dia do ano, é possível adquirir o produto sem riscos de processos criminais. Em Denver, os compradores aguardaram pela abertura das lojas. Debaixo de neve…

Está aberta a porta para a venda legal de cannabis no Colorado, desde ontem. As lojas abriram naquele estado norte-americano, para gáudio de muitos consumidores, que aguardaram ao frio pela abertura de portas das lojas. O ‘fenómeno’ foi registado em Denver.

A venda legal daquela droga, fruto de uma medida polémica, apresenta algumas restrições , no Colorado: os menores de 21 anos não podem comprar cannabis e a quantidade também está limitada.

Está assim permitido o consumo não medicinal de cannabis naquele estado, sendo que também Washington deve legalizar a venda e consumo, em breve.

A lei já foi aprovada em novembro passado e prevê que nos estados do Colorado e de Washington sejam abertos os primeiros ‘coffee shops’. Naqueles espaços, os consumidores podem comprar até 28 gramas de marijuana.

Esta nova lei que permite cannabis para uso recreativo tem merecido muitas críticas e inverte a lógica norte-americana, que sempre reprimiu a cannabis. Em Colorado, foi aberta a primeira loja.

Espera-se que em 2014 sejam geradas receitas fiscais de 400 milhões de euros, só no Colorado, já que a venda de cannabis está sujeita a um imposto de 25 por cento. No Colorado, já era possível a venda, mas apenas em fins medicinais.

Em destaque

Subir