Tecnologia

EUA: iPhone’s eram controlados pela NSA; Apple desmente envolvimento

ios7 iphoneiphone 5c 600Agência de Segurança norte-americana desenvolveu aplicativo que, depois de instalado no smartphone da Apple, permitia o acesso remoto a chamadas, mensagens, localizações do aparelho e lista de contactos.

O escândalo de espionagem a envolver a NSA (Agência de Segurança norte-americana) revelado por Edward Snowden foi indiscutivelmente um dos casos mais famosos a marcar 2013.

O ano de 2014 ainda agora começou e promete trazer novos desenvolvimentos neste campo.

A Der Spiegel, uma revista alemã, revelou nos últimos dias de 2013 que a NSA criou um aplicativo que permitia controlar praticamente tudo num iPhone, desde lista de contactos, a mensagens, chamadas e até a localização do aparelho.

O DROPOUTJEEP, o nome do pequeno software, poderia ser instalado remotamente e funcionava em segundo plano, ou seja, o utilizador desconhecia que o tinha ligado no seu iPhone.

Embora a Apple tenha já sido acusada por alguns especialistas de ter colaborado com a NSA na criação deste software, a marca da maçã já veio desmentir qualquer envolvimento.

“A segurança e confidencialidade dos nossos clientes são muito importantes para nós. A nossa equipa trabalha em permanência para tornar os nossos produtos ainda mais seguros e permitir aos nossos clientes que atualizem mais facilmente os seus programas”, adianta a Apple em comunicado.

Também nos últimos dias de 2013 a NSA surgiu envolvida num novo caso de alegada espionagem. A Agência de Segurança norte-americana é acusada em novos documentos de instalar software em computadores novos, ainda antes de serem colocados à venda no mercado.

Em destaque

Subir