Nas Notícias

Escova de dentes tem de ser desinfetada para evitar doenças graves

escova dentes 210escova dentesA escova de dentes é essencial para a higiene oral,  mas pode comprometer a saúde. Sem uma higienização correta, torna-se num veículo para as bactérias entrarem no organismo e provocarem doenças graves, como cardiopatias ou uma pneumonia.

A escova de dentes é um objeto essencial para a higiene oral, mas que pode comprometer a saúde. O aviso é deixado pela Agência Brasil, que alerta para a importância da correta higienização da escova. O hábito de escovar os dentes pode deixar de ser saudável para se tornar num foco de infeções.

De acordo com o cirurgião-dentista Marcelo Pimenta, os cuidados com a saúde oral não podem resumir-se a escovar os dentes após as refeições (ou, no mínimo, trêz vezes por dia) e a usar o fio dental. As cerdas da escova têm de ficar protegidas, ao invés de deixadas no ambiente húmido dos quartos de banho.

A humidade contribui para a fixação dos microorganismos que circulam no ar (alguns provenientes do vaso sanitário), pelo que utilizar uma escova de dentes com a ‘cabeça’ desprotegida significa que estamos “a colocar na boca uma quantidade considerável de bactérias”, reforça Marcelo Pimenta.

Essas bactérias podem provocar várias doenças, algumas das quais mais comuns (periondotite, candidíase, gengivites, cáries e até diarreia), mas outras mais graves, como cardiopatias ou uma pneumonia.

Como prevenção, a escova deve ser guardada com um protetor na ‘cabeça’ ou até fora do quarto de banho, só aí ‘regressando’ para ser utilizada. “A escova deve ser colocada num recipiente fechado e a uma distância de pelo menos dois metros do vaso sanitário. É importante, também, deixar a tampa do vazo sanitário sempre para baixo na hora da descarga e quando não estiver em uso”, explica o cirurgião-dentista

A desinfeção regular aparece como a melhor forma de higienizar um objeto tão importante para a saúde oral, complementa Marcelo Pimenta: “muitas bactérias permanecem vivas nas cerdas da escova por até 24 horas. Por isso, é importante eliminar o excesso de água após o uso, mas nunca utilizando toalhas para secá-la. Borrifar um antisséptico nas cerdas ajuda também. O mais indicado é a clorexidina 0,12 por cento, que pode ser comprada numa farmácia”.

O dentista relembra também um conselho básico: substituir a escova de dentes a cada quatro meses.

Em destaque

Subir