Mundo

EUA: Forças Armadas detetam peças falsificadas chinesas em aviões e helicópteros

cacaAviões e helicópteros norte-americanos têm equipamentos eletrónicos falsificados, com origem da China. De acordo com um relatório do Senado dos EUA, que resulta de uma investigação, há mais de 1800 peças contrafeitas detetadas nos aparelhos das Forças Armadas.

Material falsificado por chineses foi descoberto em aviões e helicópteros norte-americanos. A denúncia parte de um relatório do Senado dos EUA, que encontrou aparelhos eletrónicos falsos, com origem da China, nos equipamentos usados pelas Forças Armadas norte-americanas.

A investigação durou cerca de um ano, período durante o qual o Senado dos EUA detetou mais de 1800 peças contrafeitas, que estavam colocadas em diversos aviões militares. As suspeitas de que este caso de peças falsificadas pode ser apenas a ponta do iceberg.

Segundo o relatório que resultou desta investigação, foram analisadas cerca de um milhão de peças, sendo que a maioria é proveniente da China: 70 por cento. Duas razões são apontadas para este problema que os norte-americanos receiam que não seja travado.

Em primeiro lugar, a incapacidade dos Estados Unidos em dispor de uma rede capaz de satisfazer a procura de peças e equipamentos eletrónicos. Em segundo lugar, as limitações das autoridades chinesas em termos de investigação ao mercado ilegal das produções de aparelhos eletrónicos.

Este problema assume enorme gravidade, segundo as Forças Armadas norte-americanas, uma vez que uma peça com defeito (muito comum no material contrafeito) pode dar origem a um acidente aéreo, com riscos para a segurança e para a defesa nacional. Além das perdas humanas, existem riscos relacionados com custos incomportáveis.

Os equipamentos eletrónicos falsificados permitem que os aviões concedam informações importantes para os pilotos. São componentes raras e sofisticadas, que asseguram visão noturna, ou comunicação por GPS e por rádio.

Neste relatório, aponta-se que “uma única peça pode colocar em risco a vida de um soldado”. Os aparelhos que estão equipados com estas peças chinesas são aviões de carga, helicópteros e aviões da Marinha. A China foi alvo de duras criticas, por não controlar o mercado da contrafação, que está inundado de peças ilegais e de milhares fabricantes. As investigações vão prosseguir.

Em destaque

Subir