Mundo

EUA: Embaixada em Caracas, na Venezuela, deixar de emitir vistos

nic maduro feliz 210nic maduro bigA embaixada dos EUA na capital da Venezuela deixou, ontem, de emitir vistos para turistas venezuelanos. Alegando escassez de funcionários, a diplomacia norte-americana suspende a emissão de vistos após a Venezuela ter expulsado, em fevereiro, três diplomatas dos EUA.

À expulsão de diplomatas, os EUA respondem com a suspensão de vistos. Ontem, a embaixada norte-americana em Caracas, capital da Venezuela, anunciou que deixou de emitir vistos para turistas venezuelanos.

A medida surge como retaliação à expulsão, em fevereiro, de três diplomatas dos EUA na Venezuela.

Na altura, o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, justificou a expulsão do trio com uma alegada conspiração norte-americana contra o Governo do país.

Só que não foi a primeira vez que a Venezuela manda expulsar diplomatas norte-americanos: em setembro de 2013, a mesma ordem fora dada para outros três elementos, com a justificação de estarem a financiar a oposição com o intuito de desestabilizar o país.

Ao longo de todo o ano passado, a embaixada dos EUA em Caracas perdeu um total de oito diplomatas.

“Lamentamos que, como resultado da expulsão de vários funcionários consulares e atrasos do Governo venezuelano na emissão de vistos para funcionários que entram, a embaixada dos EUA em Caracas não conta neste momento com pessoal consular suficiente para continuar a programar as marcações de quem solicita visto pela primeira vez”, justificou a embaixada dos EUA, em comunicado.

Sem vistos, os venezuelanos que pretendam visitar os Estados Unidos não poderão entrar em território norte-americano.

Em destaque

Subir