Mundo

EUA e União Europeia de ‘mãos dadas’ contra a pedofilia na Internet

pedofilia1Cerca de cinco dezenas de países vão esta quarta-feira juntar esforços para combater o crime online. Estima-se que existem na Internet cerca de um milhão de imagens de crianças.

Os Estados Unidos e a União Europeia, juntamente com mais 20 países, reúnem-se esta quarta-feira para criar uma aliança mundial contra a pedofilia na Internet. Os objetivos são claros e concretos, identificar e prender os criminosos, simultaneamente proteger as vítimas, as crianças.

Nesta iniciativa, além dos Estados Unidos e dos países membros da União Europeia, estão nações como Japão, Coreia do Sul, Suíça, Turquia ou Vietname: “Queremos levar os culpados para os tribunais, queremos que as crianças, as grandes vítimas, recebam todo o apoio necessário”, garante Eric Holder, procurador-geral dos Estados Unidos.

Os responsáveis da comissão europeia traçam o caminho: “Só conseguimos combater a pedofilia unindo esforços entre todos os países do mundo”, afirma Cecilia Malmstrom, atual Comissária para os Assuntos Internos na Comissão Europeia.

Estima-se que, atualmente, existam cerca de um milhão de imagens de crianças espalhadas por toda a Internet, num negócio que vale, para os criminosos, perto de 250 milhões de dólares.

Em julho deste ano, autoridades de um total de 141 países levaram a cabo a operação ‘Carole’, onde conseguiram identificar centenas pedófilos em todo o mundo. Só na Áustria, foram identificados 272, numa das maiores operações de sempre das polícias mundiais (saiba mais aqui).

Em destaque

Subir