Nas Notícias

Estudo liga tamanho dos testículos à dedicação de um pai a tratar do bebé

pai bebepai bebe 510Um estudo associa o tamanho dos testículos à dedicação de um pai a tratar do bebé. Ou seja, os homens com menores testículos são mais dedicados e mudam fraldas, alimentam os filhos com biberão e dão banho às crianças. A autoria desta pesquisa curiosa é da Universidade de Emory, localizada em Atalanta, nos EUA.

De acordo com este estudo, o tamanho importa. A dedicação de um pai nas tarefas diárias de tratar do seu bebé está associada ao tamanho dos seus testículos.

A investigação norte-americana demonstrou que os pais com testículos de menor dimensão apresentam maior dedicação às tarefas diárias de criação dos filhos, desde a alimentação à higiene. Este fenómeno tem relação com um sentimento de recompensa, que é superior, em comparação com os homens que têm testículos maiores.

Por outro lado, segundo os investigadores concluíram verificam-se algumas disparidades também no que diz respeito à atividade cerebral dos pais, quando estes são confrontados com imagens dos seus filhos. Dependendo da dimensão dos testículos, a reação é diferente.

Há ainda outro fenómeno detetado neste estudo: maiores testículos representam maior tendência para fazer filhos, mas menor para criá-los. Os cientistas têm dificuldade em estabelecer um paralelo entre causa e efeito, mas associam os níveis de testosterona a esta diferente reação dos pais, consoante o tamanho dos testículos.

O trabalho – publicado na revista ‘Proceedings of the National Academy of Science’ – envolveu 70 pais, cujos filhos têm idades compreendidas entre 1 e 2 anos. E teve em consideração aspetos culturais, uma vez que esta questão também determina a participação dos pais nas tarefas de criação dos filhos.

Em destaque

Subir