Nas Notícias

Estudantes do ensino superior na final da Taça em manifestação

estudantes_universitariosA direção geral da Associação Académica de Coimbra vai estar presente, no próximo dia 20 de maio, na final da Taça de Portugal, a fim de apelar ao executivo de Passos Coelho maior investimento no ensino superior e na ciência.

A iniciativa foi aprovada na passada quarta-feira,  pela asssembleia magna dos estudantes de Coimbra. “Exigimos um ensino superior de qualidade, com um financiamento real e com uma ação social mais justa” afirmou Ricardo Morgado, presidente da associação estudantil em declarações à Agência Lusa.

A mesma ação reinvidicativa não irá só decorrer no estádio do Jamor, na final da Taça com também em outros locais. Entre o período de 20 de maio e 6 de junho a associação de Coimbra irá também fechar algumas ruas da cidade, simbolizando a dificuldade de acesso ao ensino superior.

Ricardo Morgado salienta ainda que este movimento será ainda debatido com a comunidade de estudantes da Universidade de Coimbra.

A falta de investimento no ensino superior e na ciência, foi revelada à comunidade no ‘Fórum AAC 2012’, em Gouveia, entre 14 e 16 de abril, onde estiveram presentes vinte dos 26 núcleos da Universidade de Coimbra, “é fundamental para os sensibilizar para esta causa” e para “combater a indiferença” com que a encaram, frisa Ricardo Morgado.

Ainda acrescenta,  “não se quer substituir ao Estado na sua missão social, mas o Estado falhou” e “nós não podemos permitir que estudantes abandonem o ensino superior”.

Durante a Queima das Fitas, serão ainda divulgados vídeos, notícias e afixados cartazes que visam informar os estudantes acerca desta situação da falta de verba para o ensino superior.

Em destaque

Subir