Mundo

Pentágono teme que exibição de fotos incite à violência contra os EUA

leon_panettaAs imagens em que soldados norte-americanos posam ao lado de cadáveres no Afeganistão suscitou o repúdio do Pentágono. As fotografias publicadas no Los Angeles Times (apesar dos pedidos do Pentágono com sentido contrário) e divulgadas por outros órgãos de comunicação social podem “incitar à violência” com militares. Os EUA abriram um inquérito.

De acordo com o secretário da Defesa dos EUA, Leon Panetta, as imagens que alguma imprensa em todo o mundo divulgaram, em que se exibem rostos sorridentes de soldados norte-americanos com cadáveres e partes de corpos de afegãos, pode funcionar como rastilho numa explosão de violência.

As imagens mereceram condenação veemente por parte do Pentágono, que solicitara àquele periódico que guardasse os registos fotográficos, já que a sua publicação poderia provocar uma onda de revolta dentro dos EUA e um incentivo à violência fora dos Estados Unidos.

As fotografias (com soldados que seguram partes de corpos de bombistas afegãos) terão sido tiradas em 2010, na província de Zabol, Afeganistão, e o Los Angeles Times optou por publicá-las, o que provocou revolta no Pentágono e na Casa Branca. O secretário da Defesa expressou esse sentimento.

Leon Panetta manifesta desilusão e preocupação, perante a opção editorial daquele jornal norte-americano. E teme que os registos de imagens possam ser usados pelo inimigo como “modo de incitar à violência”, contra “elementos das forças norte-americanas”.

Panetta participa numa reunião entre ministros da Defesa da NATO, que decorre em Bruxelas, hoje, na ressaca da exibição das fotografias dos soldados norte-americanos. E a situação do Afeganistão é precisamente tema neste encontro.

O secretário da Defesa revelou ainda que decorre um inquérito para perceber as circunstâncias desse episódio que envolveu diversos soldados norte-americanos. Este inquérito pretende também apurar quem foi o soldado responsável pela entrega das imagens aos repórteres do Los Angeles Times.

A Casa Branca quer transmitir aos soldados os efeitos negativos de atitudes como esta, não só no Afeganistão. Recorde-se que, recentemente, soldados foram fotografados a urinar sobre corpos de talibãs. O caso acabou divulgado, em vídeo, suscitando revolta.

Em destaque

Subir