Motociclismo

Estreia a ganhar de André Sérgio em Fernão Joanes

O Crossódromo das Lages, em Fernão Joanes, foi palco de uma das provas mais interessantes do Campeonato Nacional de Motocross, destacando-se a estreia de André Sérgio a vencer na classe MX2.

Tratou-se do 29º piloto a vencer uma prova sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal, sendo que a localidade dos arredores da Guarda acolheu também os campeonatos europeus de 65 e 85 cc.

Luís Correia chegou a este evento na frente da classificação de MX1 e Elite, mas o maior destaque na categoria ‘rainha’ era a ausência de Diogo Graça, que se lesionou na semana anterior quando treinava. Isso deixou o ‘caminho aberto’ para outros protagonistas, liderados por Luís Outeiro, que assim recuperaram terreno no campeonato.

Notado foi também o regresso de Hugo Basaúla, para dar mais réplica a Correia, já que Paulo Alberto estava em Espanha a disputar uma prova do campeonato local integrado na equipa de Javier Garcia Vio.

Depois de Luís Outeiro em MX2 e Luís Correia em MX1 terem ganho as mangas reservadas às respetivas classes, a Elite teve 32 pilotos em pista, sendo que o piloto da Moççaria apenas não foi líder na segunda passagem pela meta, impondo-se na frente de Hugo Basaúla e Pedro Carvalho, que passou Luís Oliveira no decorrer da segunda volta ao traçado, deixando o comandante do nacional de enduro fora do pódio e na frente do vencedor em MX2.

O primeiro comandante na classe foi Renato Silva, mas na terceira volta era já André Sérgio quem liderava as operações para tentar a sua primeira vitória na classe. Luis Outeiro tinha feito um mau arranque e depois de ser apenas 10º no final da volta de abertura chegou ao sexto posto, atrás de Sérgio, onde se manteve até ao final para concluir a pouco mais de quatro segundos do estreante Sérgio que assim subia pela primeira ao degrau mais alto do pódio na classe MX2, sendo Outeiro o vencedor nos Júniores e Rodrigo Luz o melhor entre os pilotos com máquinas de motor a dois-tempos.

Nas duas classes do campeonato Europeu, 65 e 85cc, foram 28 os pilotos em pista nas motos de cilindrada melhor e 24 na classe maior. Com duas vitórias em 65cc foi o espanhol Francisco Garcia quem subiu ao degrau mais alto do pódio na frente de Jan Janout e Patrick Busatto, cabendo ao igualmente espanhol Raul Sanchez Garcia a primeira posição nas 85 depois de ter ganho igualmente as duas corridas. Saad Soulimani foi segundo e Luigi Russi Matteo o terceiro.

A armada lusa teve em Martim Maria o melhor representante luso ao terminar em 17º, sendo o único a conseguir pontuar. Nas 85cc o melhor dos pilotos nacionais foi Ruben Ferreira, que terminou em 16º na frente de Alex Almeida e Afonso Gomes, 17º e 18º respectivamente, com Andria Sousa a conseguir a 21ª posição depois de pontuar igualmente em ambas as corridas.

Em destaque

Subir