Cultura

Estreia de ‘Montanha’: Longa-metragem de João Salaviza chega aos cinemas

É a primeira vez que João Salaviza, realizador premiado por várias curtas, avança com uma longa-metragem. ‘Montanha’, uma obra que volta a abordar o mundo da adolescência, chega esta quinta-feira às salas de cinema.

Em ‘Montanha’ vemos como David, um adolescente de 14 anos, vive os primeiros amores, enfrenta a ausência do pai e lida com um avô hospitalizado.

A personagem é interpretada por David Mourato, um ator não profissional que João Salaviza encontrou entre mais de 400 candidatos.

Entram ainda Chayenne Rodrigues, Maria João Pinho, Rodrigo Perdigão e Carloto Cotta, um elenco que se cruza com os filmes ‘Rafa’ e ‘Arena’, as curtas-metragens que valeram prémios e reconhecimento internacional a Salaviza.

“O meu desejo de filmar passa por uma relação muito concreta com uma pessoa específica, neste caso o David Mourato. O filme passa-se nesse terreno da adolescência, mas eu não tenho nenhuma pretensão de universalizar através das coisas que filmo”, explicou o realizador, em declarações à Lusa.

Em ‘Montanha’ encontram-se todos os elementos de um filme clássico, como os ritos de passagem, o primeiro amor, o confronto com o progenitor, salientou o realizador.

João Salaviza, de 31 anos, estreia ‘Montanha’ depois de ter feito várias curtas-metragens e quando tem dois prémios de peso no currículo: a Palma de Ouro de Cannes, com ‘Arena’ (2009), e o Urso de Ouro de Berlim (2012), com ‘Rafa’.

Enquanto o filme chega aos cinemas portugueses, João Salaviza prepara-se para ir viver uma temporada no Brasil, com a mulher Renée Nader, com quem fará o próximo filme.

A obra deve abordar os Krahô, um povo indígena cuja comunidade tem pouco mais de 2000 habitantes e vive no estado de Tocatins.

Em destaque

Subir