Motores

Esteban Guerrieri e Thed Bjork vencem no WTCR

As segunda e terceira corridas do fim de semana da Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR) em Nurburgring tiveram desfechos e vencedores bem diferentes, com Esteban Guerrieri a impor-se no primeiro confronto deste domingo e Thed Bjork a levar a melhor no segundo.

Na primeira corrida, Guerrieri fez-se valer de um excelente arranque para superar Pepe Oriola, que largava da ‘pole position’. Depois o argentino soube aproveitar o melhor equilíbrio do Honda Civic da Munnich Motorsport para se afastar do espanhol da Campos Racing.

Pensava-se que Oriola não conseguisse manter-se na frente de Yvan Muller, mas a verdade é que não só o espanhol logrou conservar a segunda posição até final como o francês se viu superado por Fréderic Vervisch, cujo Audi S3 LMS mostrou ter mais velocidade de ponta que o Hyundai i30 N TCR no último setor do traçado do Nordeschleife.

Apesar da quarta posição final, Muller conseguiria ‘saltar’ para a frente do campeonato, já que Gabriele Tarquini ficava pelo caminho, contrariamente ao seu companheiro de equipa, Norbert Michelisz, que fechou o top cinco nesta corrida 2.

Já no último confronto do fim de semana Thed Bjork não desperdiçou a ‘pole position’ e ‘pulou’ para o comando mal se acendeu o semáforo verde, levando atrás de si Fréderic Vervisch, que também largou bem da segunda posição da grelha de partida.

Na primeira longa volta da prova o belga da ComtoYou não conseguiu aproximar-se do sueco da YMR, mas na segunda logrou-o, só que na tentativa de ultrapassar Bjork acabou por dar um toque no Hyundai e permitir que o escandinavo se mantivesse na frente da corrida. A parir daí o Campeão do Mundo de Carros de Turismo voltou a distanciar-se vindo a impor-se com grande autoridade.

Já atrás dos dois primeiros Yvan Muller só teve a oposição de Yann Ehrlacher enquanto o jovem francês da Munnich teve o seu Honda Civic em condições, já que problemas técnicos o obrigariam a abandonar a uma volta do final. A partir dessa altura o gaulês da YMR fez uma prova tranquila para cruzar a meta na terceira posição e reforçar a liderança do campeonato, com 19 pontos de vantagem sobre Gabriele Tarquini.

Muller tirou partido do facto de nem Tarquini, nem Michelisz terem concluído esta última corrida de Nurburgring, e ambos devido a acidentes, com o húngaro a protagonizar mesmo uma violenta colisão com o Volkswagen Golf Gti TCR de Robert Huff.

Do azar de Ehrlacher beneficiou Benjamin Lessennes – o substituto de Tiago Monteiro da Boutsen Ginion Racing – para terminar a prova na quarta posição, tal como Nathanael Berthon relativamente ao quinto posto, sendo que desta vez Oriola teve de se contentar com a sexta posição.

Classificação

Corrida 2

1º Esteban Guerrieri (Honda) 3 voltas

2º Pepe Oriola (Cupta) + 1,148s

3º Fréderic Vervisch (Audi) + 2,988s

4º Yvan Muller (Hyundai) + 3,787s

5º Norbert Michelisz (Hyundai) + 4,088s

Corrida 3

1º Thed Bjork (Hyundai) 3 voltas

2º Fréderic Vervisch (Audi) + 0,793s

3º Yvan Muller (Hyundai) + 8,947s

4º Benjamin Lessennes (Honda) + 13,088s

5º Nathanael Berthon (Audi) + 15,900s

Em destaque

Subir