Cultura

Estavam seis portugueses na estância dos Alpes onde ocorreu uma avalanche

A avalanche de hoje em Tignes, nos Alpes franceses, ia surpreendendo seis portugueses. Estavam num apartamento da estância de esqui quando souberam o que tinha ocorrido.

De acordo com o Jornal de Notícias, o grupo era formado por portugueses oriundos de Mirandela, Estarreja e Oliveira de Azeméis.

A avalanche de hoje apanhou uma pista para principiantes, o que terá contribuído para que não fossem registadas vítimas mortais.

“Muita gente achou que a melhor solução seria largar todo o material e correr pela pista abaixo para um lugar seguro e o que foi encontrado soterrado foi o equipamento e não as pessoas”, explicou Ari Neiva, em declarações ao mesmo diário.

Esta fonte não foi testemunha direta do acidente, pois no momento da avalanche este grupo de portugueses encontrava-se num apartamento junto à estância.

“Estávamos entretidos em casa, para decidir se iríamos esquiar, ou apenas de tarde, porque estava mau tempo, e de repente começamos a receber mensagens e a ver as notícias de que tinha havido uma avalanche”, revelou.

As primeiras notícias apontavam para a existência de pessoas soterradas pela neve, mas as autoridades revelaram posteriormente que o pronto socorro evitou o pior.

“Vários esquiadores foram afetados e as equipas de socorro foram destacadas imediatamente. Após operações de busca, não foram encontradas vítimas”, adiantou a estância de esqui de Tignes, em comunicado.

O Huffington Post francês divulgou um vídeo da avalanche registado por câmeras de vigilância da estância, mas as condições de visibilidade não eram as melhores.

Em destaque

Subir