Economia

“Estão a pôr-nos à frente dos olhos uma faneca que é muito grande”, avisa Rui Moreira

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, apontou o dedo ao plano de recuperação económica apresentado por António Costa Silva a pedido do Governo.

Num debate no Palácio da Bolsa, no Porto, o autarca virou-se para António Costa Silva, orador no mesmo painel, para deixar um aviso.

“Estão a pôr-nos à frente dos olhos uma faneca pendurada que é muito grande. Quando me colocam uma faneca muito grande para eu ir a correr atrás dela lembro-me sempre de um certo animal que vai atrás de um túbaro que por acaso se chama cenoura”, afirmou.

Rui Moreira fez então um pedido ao consultor do Governo: “Tenhamos a prudência de não nos deixar encantar pela miragem, porque a miragem pode nos levar exatamente ao sítio mais profundo do deserto”.

A “bazuca” de fundos da União Europeia foi criada num “momento único” para resolver problemas estruturais, mas corre o risco de provocar “convulsões sociais”, continuou o autarca.

“Se confundirmos o ponto de chegada com o ponto em que estamos, dentro de cinco ou seis anos, vamos estar sentados” no mesmo lugar, segundo o presidente da Câmara do Porto.

“Se formos capazes de congregar vontades e pensar estrategicamente no país talvez possamos perceber por que até agora não fomos capazes de ter as taxas de crescimento que devíamos ter e perceber que questões como boas condições de trabalho, um estado social forte, tudo aquilo que nós queremos, são o ponto de chegada, mas não é infelizmente nem tática nem estratégia”, concluiu Rui Moreira.

Em destaque

Subir