Nas Notícias

Estado comparticipa 100% do medicamento contra hepatite C, anuncia Infarmed

sofosbuvir O tratamento inovador da hepatite C está a ser comparticipado na totalidade, desde a noite de terça-feira. De acordo com o presidente do Infarmed, o Estado não só assegura a comparticipação a 100 por cento como vai administrar o medicamento a todos os doentes.

O presidente da Autoridade Nacional do Medicamento – Infarmed, Eurico Castro Alves, revelou ontem que o Estado já está a comparticipar, desde as 21h00 de terça-feira, a totalidade do medicamento inovador contra a hepatite C, o Sofosbuvir.

Após várias semanas de polémica, a tutela chegou a acordo com a farmacêutica que produz o medicamento, o qual entrou em vigor aquando da assinatura do protocolo: às 21h00 de terça-feira, como precisou Eurico Castro Alves.

No âmbito desse acordo, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai comparticipar a totalidade do fármaco a todos os doentes que necessitarem deste tratamento.

O presidente do Infarmed explicou ainda o protocolo de acesso ao Sofosbuvir. Cabe aos médicos accionarem o processo, introduzindo as informações sobre os doentes e os tratamentos num registo informático criado pelo regulador, o Portal da Hepatite.

“É muito importante que os médicos introduzam todas as informações relativamente ao doente, as quais irão ser monitorizadas, até para se controlar se o doente fica curado”, justificou Eurico Castro Alves.

Assim que o médico introduza os dados, inicia-se o prazo de cinco dias para a comissão de farmácia e terapêutica do hospital (onde o doente é atendido), juntamente com o conselho de administração, “validar a decisão e dar o medicamento ao doente”.

Este mecanismo foi disponibilizado para atingir os 95 por cento dos doentes que deverão ficar curados com o Sofosbuvir ou fármacos semelhantes: os restantes cinco por cento terão de apelar a uma autorização de utilização excepcional por parte do Infarmed, que tem de responder em dois dias.

Ainda segundo Eurico Castro Alves, todos os doentes que necessitem do tratamento vão receber os fármacos de que precisam.

Segundo o responsável, há já 602 utentes a receber o Sofosbuvir e 44 doentes foram já dados como tratados graças a esta terapêutica.

As explicações de Eurico Castro Alves foram dadas após a reunião com todos os presidentes dos conselhos de administração e os diretores clínicos dos hospitais que tratam a hepatite C em Portugal, na qual esteve também presente o secretário de Estado da Saúde.

Em destaque

Subir