Economia

Estado aumenta receita de multas de trânsito em 80 por cento em dois anos

Durante o primeiro semestre de 2012, o Estado encaixou 260 mil euros por dia em multas de trânsito (um total de 47 milhões de euros), o que representa um aumento de 14,5 por cento, em comparação com o ano anterior. Este crescimento de receita resulta de maior fiscalização.

Os condutores não estão a cometer mais infrações, mas o Estado vê aumentar a receita em multas de trânsito, como resultado de um aumento da fiscalização, que permitiu um maior encaixe durante os primeiros seis meses do ano de 2012.

Ao longo deste período, entraram nos cofres do Estado 47 milhões de euros, a uma média diária de 260 mil euros, de acordo com números adiantados pelo Correio da Manhã. Nos últimos dois anos, houve um aumento de 80 por cento da receita nestas multas.

Até ao final do ano, a Direção-Geral do Ordenamento perspetiva aumentar a receita proveniente do incumprimento das regras do trânsito: cerca de 90 milhões de euros. Nos primeiros seis meses de 2012, conseguiu mais seis milhões de euros do que no primeiro semestre do ano passado.

Não são os condutores que estão mais incumpridores, é o Estado que está a apostar nos combate ao incumprimento das regras de trânsito – excesso de velocidade, de consumo de bebidas alcoólicas e multas de mau estacionamento, sobretudo –, retirando benefícios dessa opção.

Em destaque

Subir