Nas Notícias

Está preparado para o calor que se aproxima? A DGS dá uma ajuda

sol No site da Direção-Geral de Saúde (DGS) alerta-se a população, nesta quarta-feira, para a subida das temperaturas, segundo previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). As máximas superam os 30 graus, nos próximos dias, sendo que os níveis de radiação ultravioleta também serão elevados.

A partir desta quinta-feira prevê-se uma subida acentuada da temperatura máxima, sobretudo no litoral, onde as máximas vão superar os 30 graus. No interior vai manter-se o tempo quente, a rondar os 35 graus centígrados.

A Direção-Geral da Saúde recomenda à população – sobretudo a mais vulnerável, crianças, grávidas, idosos e doentes crónicos – que adote medidas de prevenção, até porque os níveis de radiação também serão altos.

Assim, toda a população (não só os grupos de risco) deve “aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar”. Por outro lado, informa a DGS, deve “evitar o consumo de bebidas alcoólicas”.

Nos períodos de maior calor, deve “permanecer em ambientes frescos” e evitar “atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente atividades desportivas e de lazer”.

Naturalmente, a ida à praia é desaconselhável, sobretudo entre as 11h00 e as 17h00. Não poderá expor-se diretamente ao sol, quer esteja na praia ou não.

Fora de casa, a DGS aconselha o uso de “roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB e protetor solar com fator igual ou superior a 30. Em praias e piscinas renovar a aplicação de protetor solar de duas em duas horas e após os banhos”.

Já os trabalhadores no exterior “devem proteger-se de forma adequada, nomeadamente fazendo uma boa hidratação e pausas regulares em locais mais frescos”.

Em viagens de carro, deve optar pelas horas onde o calor não aperta. “A permanência de pessoas dentro de viaturas expostas ao sol, especialmente se forem crianças, grávidas ou idosos, deve ser evitada”, avisa a DGS.

No caso dos idosos, “é importante que os familiares e vizinhos estejam atentos à necessidade de ingestão frequente de líquidos e de assegurar um ambiente fresco”.

Já as crianças com idade inferior a seis meses “não devem ser sujeitas a exposição solar pelo que não se aconselha a sua ida à praia”. Por outro lado, as crianças com menos de 3 anos “devem evitar a exposição direta ao sol”.

As grávidas devem “assegurar as recomendações de hidratação” tal como “evitar a exposição direta ao sol” e “moderar a atividade física;

Os doentes crónicos ou pessoas em dieta com pouco sal ou com restrição de líquidos devem seguir as recomendações do seu médico.

Recorde-se que em 15 de maio a DGS ativou o Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas, em articulação com as autoridades de saúde, a Proteção Civil e o Instituto da Segurança Social.

Em destaque

Subir