Mundo

Está em coma e deu à luz um bebé saudável

bebe incubadoraApós um AVC, uma mulher grávida ficou em coma, sendo que dois meses do período de gestação foram passados nesse estado. O pequeno Guilherme nasceu, prematuro, mas saudável, num hospital de Campinas, no Brasil. E aguarda que a mãe recupere.

A enfermeira Aline Piton, de 32 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral, quando estava grávida de cinco meses. Dois meses do período de gestação foram passados em estado de coma, sendo que os médicos temiam que o feto não sobrevivesse.

Mas um verdadeiro milagre permitiu que o pequeno Guilherme nascesse, prematuro, apenas com sete meses de gestação. O parto correu de acordo com as perspetivas clínicas, com as complicações esperadas, mas foi um sucesso.

A mãe ainda não conseguiu recuperar a consciência e continua em coma. O Guilherme já tem um mês de vida e aguarda que a mãe se restabeleça do coma. “Quero ver a minha mulher abraçar o seu filho”, diz Daniel Piton, pai do menino.

Este parto serviu para que os médicos lançassem o alerta para a importância de perceber os primeiros sinais de um AVC. A enfermeira Aline Piton sobreviveu porque estava no hospital, a trabalhar, e foi alvo de pronta assistência. Mas, quando a assistência não é imediata, o quadro clínico agrava-se.

Em destaque

Subir